Topo

Palmeiras

Palmeiras: Lista de Abel mostra acertos na janela e recado a jovens

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante a final da Libertadores contra o Flamengo, em Montevidéu - AFP
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante a final da Libertadores contra o Flamengo, em Montevidéu Imagem: AFP

Diego Iwata Lima

Do UOL, em Abu Dhabi (Emirados Árabes)

06/02/2022 12h21

Fazem sentido, mas surpreendem as escolhas de Abel Ferreira de inscritos para o Mundial de Clubes. O português privilegiou a experiência e abriu mão de garotos formados no clube.

Renan, Patrick de Paula, Gabriel Menino, Vanderlan e Giovani estão com o Palmeiras em Abu Dhabi, mas não foram inscritos.

Já os recém-chegados Murilo, Atuesta, Jailson e Rafael Navarro estão na lista, o que denota que Abel apreciou o muito criticado trabalho feito pela diretoria no mercado.

O treinador já havia dado indícios de que não estava muito satisfeito com os garotos. Depois do jogo contra o São Bernardo pelo Paulista, ele disse que os reforços entregavam muito e brincavam pouco. Como Renan falhou naquele jogo e Menino saiu no intervalo, a pista estava dada.

Patrick e Menino foram dois dos jogadores que mais atuaram com Abel em 2020. Patrick, por exemplo, fez gol nos dois jogos das quartas da Libertadores de 2021 contra o São Paulo e jogou, bem, na prorrogação da final da mesma competição, contra o Flamengo.

Comportamentalmente falando, embora não confirme, Abel não vinha muito contente com a dupla. O UOL Esporte apurou que o desempenho de Patrick nos treinos não está sendo bom. E que o empenho de Gabriel Menino já foi maior.

Da base multicampeã do Verdão, Danilo, titular absoluto do time, e Wesley, ponta mais agudo do elenco, mas reserva foram os escolhidos - além do goleiro Mateus, por contingência, já que Vinícius Silvestre está com covid.

Giovani e Vanderlan seriam surpresas se estivessem na lista, na verdade. Vieram apenas para a eventualidade de Piquerez e Veron não se curarem da covid. De fato, Verón não veio, mas Giovani sobrou assim mesmo.

"Falo com tranquilidade dos cortes. O Gabriel Menino é um Joker (Curinga), faz o 7 (ponta), e tenho jogadores para isso. Faz a lateral direita e temos Rocha e Mayke. E no meio temos jogadores também", disse.

"Patrick é um volante, como Zé Rafael, Danilo e Atuesta, dos cinco, escolhi quatro em relação a este momento", disse.

"Renan também é uma questão muito fácil: os quatro zagueiros que acho que tenho que escolher, que estão em melhor forma neste momento são Luan, Gómez, Murilo e Kuscevic, na minha opinião", disse.

Palmeiras