Topo

Al-Jazira vence fácil o AS Pirae na primeira fase do Mundial de Clubes

Jogadores do Al-Jazira comemoram gol marcado contra o AS Pirae no Mundial de Clubes - Matthew Ashton - AMA/Getty Images
Jogadores do Al-Jazira comemoram gol marcado contra o AS Pirae no Mundial de Clubes Imagem: Matthew Ashton - AMA/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/02/2022 15h25

O Al-Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, venceu por 4 a 1 o AS Pirae, do Taiti, na primeira fase do Mundial de Clubes, no estádio Mohammed Bin Zayed, em Abu Dhabi. Os donos da casa marcaram com Zayed Al Ameri, Ahmed Al Attas, Milos Kosanovic e Abdolulay Diaby — Mohammed Rabi (contra) descontou para os visitantes.

Classificado para as quartas de final, o Al-Jazira enfrenta o Al-Hilal, da Arábia Saudita, no domingo (6), às 13h30 (de Brasília), também no estádio Mohammed Bin Zayed. O vencedor do duelo encara o Chelsea na próxima quarta-feira (9), no mesmo horário e no mesmo palco.

O Pirae foi o representante da Oceania no torneio — já que Auckland City, da Nova Zelândia, teve sua participação cancelada em virtude das restrições da covid-19 no país. A equipe é quase amadora, muitos jogadores possuem outros trabalhos além da profissão de jogador de futebol. E isso foi mostrado durante a partida.

O Al-Jazira dominou a partida na grande parte de seu tempo. Foi para o intervalo já vencendo por 3 a 0, e ainda teve três gols anulados pelo VAR na partida. O time do Taiti só chegou ao gol quando o zagueiro Mohammed Rabi chutou a bola contra o próprio gol aos 3 minutos do 2º tempo.

A transmissão gerada pela Fifa mostrou como funciona a tecnologia que automaticamente avisa ao árbitro, por meio do VAR, que um jogador está em posição de impedimento.

O sistema está sendo utilizado nos Emirados Árabes como teste e se aprovada pela Ifab (International Football Association Board) nos próximo meses estará na Copa do Mundo de seleções, que será no fim do ano (de 21 de novembro a 18 de dezembro). Veja a precisão da tecnologia abaixo:

Mundial - Reprodução/Band - Reprodução/Band
Tecnologia de detecção imediata de impedimento por tracking corporal em testes no Mundial de Clubes.
Imagem: Reprodução/Band

Os três lances anulados pela arbitragem foram gols do Al-Jazira, dois deles por impedimento. O que impressionou foi a velocidade da tomada de decisão do árbitro Mustapha Ghorbal.

A próxima partida do Mundial de Clubes é entre Al-Ahly, do Egito, e Monterrey, do México, pelas quartas de final. O jogo acontece no sábado (5), às 13h30 (de Brasília), no estádio Al Nahyan — o vencedor do confronto enfrenta o Palmeiras na semifinal, na próxima terça-feira (8).