Topo

Carioca - 2022

Em estreia de Fábio, Fluminense vence Audax com gol de Cano e entra no G4

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

03/02/2022 22h11

Em noite de estreia do goleiro Fábio, o Fluminense venceu o lanterna Audax Rio por 1 a 0, no Luso-Brasileiro, pela terceira rodada do Campeonato Carioca, e entrou no G4. O triunfo foi construído com gol de Germán Cano, outro reforço para a temporada e que, pela primeira vez, balançou a rede pelo novo clube.

Com o resultado, o Tricolor, agora, tem seis pontos, alcançando a quarta colocação. Isso não foi o suficiente, porém, para deixar seu torcedor satisfeito com o trabalho de Abel Braga, que foi vaiado no decorrer da partida.

Na próxima rodada, o clube das Laranjeiras tem pela frente o clássico com o Flamengo, no Nilton Santos, domingo (6), enquanto o time de Angra dos Reis visita o Resende na segunda-feira (7).

Em jogo sem grandes chances para ambos os times, Cano, no fim do primeiro tempo, marcou e garantiu o triunfo magro do Tricolor.

Quem foi bem: Cano

Um dos reforços do Fluminense para esta temporada, o argentino marcou pela primeira vez pela equipe das Laranjeiras. Em partida sem grandes oportunidades, o jogador demonstrou oportunismo e garantiu o triunfo.

Quem foi mal: sistema defensivo

O Fluminense adotou, para a temporada 2022, o esquema com três zagueiros, mas ainda precisa de ajustes. Novamente, a equipe deu espaços ao adversário e teve sustos.

Fábio estreia no gol do Flu

Goleiro Fábio faz a estreia pelo Fluminense no duelo com o Audax Rio, pelo Carioca - DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: DHAVID NORMANDO/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Após 17 temporadas no Cruzeiro, o goleiro Fábio entrou em campo com outra camisa. Um dos reforços do Fluminense desta janela de transferência que gerou mais expectativa, o camisa 12 estreou nesta noite — Marcos Felipe foi o titular nas duas primeiras rodadas.

Ele iniciou jogo em que o técnico Abel Braga optou por utilizar uma equipe formada, em sua maioria, por jogadores que são considerados reservas neste começo de temporada.

Fábio se despediu do Cruzeiro no início deste ano, após não chegar a um acordo com a nova administração do clube, encabeçada por Ronaldo, que se tornou dono de 90% da SAF da Raposa.

Desempenho do Fluminense

Com diversos jogadores poupados, o Fluminense foi a campo com uma equipe alternativa, mas com uma base parecida no esquema tática. Abel optou pelo 3-5-2, mesma formação da estreia. Porém, a falta de entrosamento pesou, principalmente no primeiro tempo. O Tricolor encontrou dificuldades na construção das jogadas ofensivas e deu espaços na defesa, levando sustos do adversário.

Com a vantagem no placar, o Audax pressionou a saída de bola e o time das Laranjeiras cometeram erros na saída de bola, o que irritou o treinador. A formação teve alteração com a entrada do atacante Willian Bigode na vaga do volante Yago e, posteriormente, com Wellington na vaga de Arias.

Desempenho do Audax Rio

A estratégia do técnico Alex Alves foi deixar o Fluminense com a bola e buscar a saída em velocidade. Logo no início do jogo, inclusive, conseguiu explorar alguns espaços e fez o goleiro Fábio realizar boas defesas. No segundo tempo, quando o Tricolor já em vantagem no placar, a equipe de Angra dos Reis mudou um pouco e buscou pressionar a saída de bola, mas esbarrou em alguns obstáculos para conseguir imprimir um melhor ritmo.

Cronologia do jogo

O jogo começou com o Fluminense buscando ter a bola e ditar o ritmo, mas a primeira boa chance foi do Audax. Em contra-ataque, Carlinhos recebeu nas costas da defesa, avançou e bateu cruzado. Fábio fez a defesa de pé direito e teve o nome cantado pelos torcedores.

Com jogadores reservas, a equipe do técnico Abel Braga demonstrava ainda certa falta de entrosamento e, principalmente, lentidão na transição. As oportunidades ofensivas foram raras no primeiro tempo.

O Audax Rio, por outro lado, adotou uma estratégia de deixar a bola com o adversário e sair em velocidade.

Após o tempo técnico, o jogo ficou travado entre as intermediárias, com muitas faltas e passes errados de ambos os lados.

Faz o L

Quando o jogo caminhava para o intervalo, o Fluminense abriu o placar com Germán Cano, que marcou pela primeira vez com a camisa tricolor. Após cobrança de escanteio, Manoel desviou e o camisa 14 mandou para o fundo da rede. Na comemoração, o argentino fez o tradicional L com uma das mãos.

Mudança de cenário

Na volta para o segundo tempo, o Audax Rio tentou apertar a marcação, o que causou erros na saída de bola de Fluminense, mas que não se tornaram oportunidades claras. O Tricolor, por outro lado, chegou a balançar a rede com Arias, mas a arbitragem apontou posição irregular.

Insatisfação da torcida

Apesar da vitória parcial, a torcida demonstrou insatisfação com Abel Braga. Logo depois da parada técnica, o treinador chamou Wellington e Nino do banco de reservas, mas a torcida queria a entrada de Ganso. Os tricolores, então, começaram a vaiar e a xingar o técnico, o chamando também de "burro".

Com as alterações, o Flu buscou proteção maior no sistema defensivo, soltando os laterais para dar profundidade ao time. E desta forma, a equipe conseguiu chegar à área adversária. Cano finalizou duas vezes — uma delas de voleio —, mas parou no goleiro Max.

Sufoco no fim

Nos minutos finais, o Audax foi para cima, o Tricolor recuou e se segurou da maneira que pôde para evitar o empate. As bolas paradas próximas à área fizeram a torcida ficar apreensiva, mas sem sucesso para o time de Angra.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 1 x 0 AUDAX RIO
Competição
: Campeonato Carioca
Local: Estádio Luso-Brasileiro
Dia: 3 de fevereiro de 2022, quinta-feira
Horário: 20h15 (horário de Brasília)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Rafael Sepeda de Souza
Cartões amarelos: Danilo, Thomás (ADX)
Gol: Germán Cano, do Fluminense, aos 40'/1ºT

FLUMINENSE: Fábio, David Duarte (Nino), Manoel e Luccas Claro; Calegari, Martinelli, Jhon Arias (Wellington), Yago Felipe (Willian Bigode) e Pineida (Cris Silva); Luiz Henrique (Caio Paulista) e Germán Cano. Técnico: Abel Braga

AUDAX RIO: Max, Lucas Mota, Lucas Rocha, Thomás e João Vitor; Romarinho (Leo Boeno), Fernando Medeiros (Maxwell), Danilo (Thiago Aperibé) e Misael (Vinícius); Anderson Lessa (Hugo Sanches) e Carlinhos. Técnico: Alex Alves