Topo

Rafael Navarro perde pênalti, e Palmeiras só empata com São Bernardo

Do UOL, em São Paulo

29/01/2022 17h56

Com o time praticamente todo reserva, o Palmeiras visitou o São Bernardo e ficou no empate por 1 a 1 pelo Campeonato Paulista 2022. No primeiro tempo, Silvinho abriu o placar para o "Bernô" depois que o jovem Rafael Navarro, de 21 anos, desperdiçou pênalti em sua primeira partida como titular do Verdão. Na etapa final, em outro pênalti, Wesley deixou tudo igual para a equipe alviverde.

Com o resultado, o time do ABC somou seu quarto ponto na segunda partida pelo grupo B, enquanto o Palmeiras vai a sete no grupo C, sendo que já entrou em campo três vezes. Na próxima terça-feira, o duelo do Verdão contra o Água Branca será o último antes da viagem para os Emirados Árabes Unidos. A estreia no Mundial está marcada para o dia 8 de fevereiro contra o vencedor de Monterrey e Al-Ahly.

Quem foi bem: Wesley participa de lances capitais

O atacante deu trabalho pelo lado esquerdo do ataque palmeirense. No primeiro tempo, ele sofreu o pênalti desperdiçado por Navarro. Após o intervalo, assumiu a responsabilidade e converteu a cobrança após revisão do VAR. No São Bernardo, crédito também para o goleiro Alex Alves, dono de defesas importantes na partida, incluindo um pênalti.

Reforços estreiam como titular e Navarro perde pênalti

O volante Jailson, o meia Atuesta e o atacante Rafael Navarro foram os recém-contratados que tiveram a chance de começar o jogo como titular. Mesmo repleto de reservas e desentrosado em alguns momentos, o Palmeiras começou melhor, chegando ao ataque com mais frequência e amadurecendo seu gol. E ele poderia ter saído após a bobeada de Gabriel Inocêncio que gerou o pênalti em cima de Wesley. Rafael Navarro teve a chance de marcar diante da torcida em sua estreia, mas cobrou no canto direito e viu o goleiro Alex Alves fazer a defesa, em lance que mudaria o cenário da partida no primeiro tempo.

Tigre se anima e marca com entrada de corintiano

O pênalti defendido por Alex Alves deu o gás que o São Bernardo precisava para entrar na partida, passando a dificultar a vida do Palmeiras. Por opção técnica, Márcio Zanardi trocou João Carlos por Matheus Davó e viu sua mudança surtir efeito dois minutos mais tarde. O atacante emprestado pelo Corinthians ganhou de Renan pelo lado direito e serviu Silvinho quando Marcelo Lomba deixou sua meta. O companheiro só teve o trabalho de tocar para o gol vazio e abrir o placar do jogo. 1 a 0.

Palmeiras empata de pênalti após revisão do VAR

Diferente da etapa inicial, o Palmeiras mostrou nervosismo em campo nos primeiros minutos após o intervalo, mas voltou a ter pênalti marcado a seu favor, agora com orientação do VAR. Dessa vez, o cenário foi invertido: Rafael Navarro sofreu a penalidade e Wesley foi quem cobrou, deixando tudo igual. Após o empate, o Verdão cresceu, mas não encontrou seu melhor futebol. Abel Ferreira ainda colocou o time para frente com Scarpa, Breno Lopes e Deyverson, mas o gol da virada ficou só no quase.

FICHA TÉCNICA
SÃO BERNARDO 1x1 PALMEIRAS

Motivo: 2ª rodada do Campeonato Paulista
Data/Hora: 29/01/2022, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Municipal 1º de Maio, em São Bernardo do Campo (SP)
Árbitro: Douglas Marques das Flores
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira e Leonardo Tadeu Pedro
VAR: Luiz Flavio de Oliveira

GOLS: Silvinho, 35'1ºT (1-0); Wesley, 20'2ºT (1-1)
Cartões amarelos: Silvinho, Gabriel Inocêncio (SBE), Breno Lopes (PAL)
Cartão vermelho: Não teve.

SÃO BERNARDO: Alex Alves; Gabriel Inocêncio (Lucas Ferron), Joílson, Mateus Salustiano e Igor Fernandes (Pará); Ítalo, Léo Gomes e Rodrigo Souza; Silvinho (Vitinho), Paulinho Moccelin e João Carlos (Matheus Davó). Técnico: Márcio Zanardi.

PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Mayke, Renan (Deyverson), Murilo e Jorge (Piquerez); Jaílson, Gabriel Menino (Patrick de Paula) e Atuesta; Gabriel Veron (Breno Lopes), Wesley (Gustavo Scarpa) e Rafael Navarro. Técnico: Abel Ferreira.