Topo

OPINIÃO

Mauro: Marinho tem lesões como ponto negativo, mas é outro jogador decisivo

Do UOL, em São Paulo

28/01/2022 16h15

O Flamengo anunciou hoje (28) a chegada do atacante Marinho, comprado do Santos, e que será mais uma opção ofensiva pelos lados do campo depois da saída de Michael para a Arábia Saudita. Jogador que foi um dos destaques da campanha vice-campeã da Libertadores de 2020 com o Santos, o atacante não se saiu bem na temporada 2021, com problemas físicos e também as próprias dificuldades de seu agora ex-clube.

No podcast Posse de Bola #197, Mauro Cezar Pereira analisa os pontos negativos e positivos da contratação de Marinho, citando as lesões, o fato de ser mais um jogador acima de 30 anos no elenco, ao mesmo tempo em que pontua que não faz muito tempo que o atacante ganhou prêmio de melhor da Libertadores.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"O ponto negativo é que ele tem um recente histórico de lesões, isso preocupa especialmente com aquele controverso departamento médico do Flamengo, então vejamos como vai ser, esse é um ponto, também da idade, 31 anos não é um jogador velho, ainda tem uma lenha para queimar? Claro que tem, só que o Flamengo tem vários jogadores acima dos 30 anos, então acho isso também preocupante", diz Mauro.

"O ponto positivo é que ele foi eleito o melhor jogador da Libertadores não faz tanto tempo, a final não faz nem um ano. Essa Libertadores em que ele brilhou foi há um ano e ele teve um ano bem abaixo em 2021. Pode retomar? Pode, especialmente porque ele jogou em um Santos que brigou até para não cair em dado momento e vai jogar em um Flamengo que se imagina com um time competitivo", completa.

O jornalista não vê Marinho como um substituto para Michael, mas como um concorrente que Everton Ribeiro passará a ter pelo lado direito, oferecendo características que o elenco carece e também podendo ser mais um atleta com poder de decisão, ao lado de nomes como Gabigol, Bruno Henrique, Arrascaeta, entre outros.

"A presença do Marinho, caso ele jogue bem, vai causar desconforto para o Everton Ribeiro, ele vai jogar do lado direito, tem outra característica, mas vai brigar por posição com o Everton Ribeiro, é como eu vejo, é como eu imagino. É um jogador que pode causar ali algo que o clube parece preocupado finalmente em estabelecer que é dispostas por posições para evitar uma acomodação que talvez até já exista em alguns setores da equipe", diz Mauro.

"Marinho tem uma característica interessante, é um jogador que arremata de média e longa distância. Quem faz isso no Flamengo é só o Andreas Pereira, que joga mais longe do gol porque joga mais ali como um homem de meio-campo, então isso pode ser bom. Vai depender muito da questão física (…) é um jogador que tem poder de decisão e que, se estiver bem, o Flamengo passa a ter um cardápio interessante de jogadores que são decisivos, fazem gols e ganham jogos", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.