Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Fluminense não deveria mexer tanto no time já tendo a Libertadores

Do UOL, em São Paulo

28/01/2022 17h22

O Fluminense foi um dos clubes mais ativos no mercado da bola para a temporada 2022, na qual terá como primeira decisão a fase preliminar da Libertadores diante do Millonarios, da Colômbia, nos dias 22 de fevereiro e 1º de março. Mas a estreia no Campeonato Carioca foi marcada pela derrota por 1 a 0 para o Bangu, com uma falha justamente do estreante Felipe Melo.

No podcast Posse de Bola #197, Arnaldo Ribeiro destaca o fato de o técnico Abel Braga ter feito modificações no time titular do Fluminense para poder encaixar jogadores mais experientes como o próprio Felipe Melo e o atacante Willian, mas considera que é arriscado modificar tanto um time que não tem muito tempo até o primeiro jogo decisivo do ano.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"O jogo contra o Millonarios é dia 22 de fevereiro, então estamos falando de 20 dias, já tem menos de um mês e a minha impressão foi que o Abel já no seu cartão de visitas resolveu reunir no time principal todos os jogadores mais experientes, mirando o jogo da pré-Libertadores, eu imagino, mas mexendo em uma base que estava funcionando no final do ano passado, aquela mescla entre os mais velhos e os mais novos", diz Arnaldo.

"Ele mudou, além da questão da escalação, o sistema tático, para acoplar os mais veteranos, então o Felipe Melo atuou como uma espécie de líbero e falhou no gol do Bangu, líbero terceiro zagueiro. E para acoplar o Willian Bigode, ele tirou os pontas, os jovens do Fluminense, pôs o Willian Bigode fazendo dupla com o Fred, mais ou menos naquele três zagueiros e dois atacantes, 3-5-2. Juventude, gás, só tinha no meio de campo, na frente e atrás mais experiência", completa.

O jornalista afirma que o Fluminense causa grande decepção pela atuação no primeiro jogo do ano, embora considere que era de se esperar o técnico Abel Braga tentar arrumar espaço para os mais experientes, deixando fora do time titular jovens que vinham se destacando.

"Foi muito decepcionante, não me parece razoável, por mais que o Abel tenha bom contato, boa relação e sabe tirar bastante coisa dos jogadores mais experientes, você barrar, por exemplo, o Luiz Henrique, que fez um excelente Campeonato Brasileiro e dava muita sustentação ao Fred, válvula de escape, para colocar o Willian Bigode no time", diz Arnaldo.

"O Fluminense tendo um jogo tão importante e tão próximo, ele não deveria mexer, sendo o Abel, tanto no time a poucas semanas da estreia. Acho que mudar tudo, meio time, sistema tático, para colocar mais jogadores experientes, não sei se foi uma boa alternativa, e ela era previsível", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL