Topo

OPINIÃO

Perrone: 'Torcida viu mais do mesmo do Corinthians em empate no Paulistão'

Do UOL, em São Paulo

26/01/2022 00h56

A estreia do Corinthians no Campeonato Paulista deixou seus torcedores preocupados. Mesmo jogando na Neo Química Arena, o Timão ficou no 0 a 0 com a Ferroviária. Mais do que o tropeço em casa, a postura da equipe em campo chamou a atenção. Os velhos problemas voltaram a dar as caras, com Sylvinho como alvo das primeiras críticas.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone destacaram as falhas apresentadas pelos alvinegros na partida em Itaquera. Ambos criticaram a forma 'engessada' como a equipe atuou, presa ao esquema tático montado por Sylvinho.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

"Feliz ano velho, Corinthians. Vimos mais do mesmo do ano passado. Há coisas do começo da temporada que precisamos relevar e dar um desconto. A parte física é a principal delas. Não para começar o ano querendo ver os caras voando em campo. Somos chatos e pegamos no pé, mas sabemos a hora de dar um desconto. Só que há outras coisas que não dá para tolerar", analisou Perrone.

Vitão também não gostou do que viu em Itaquera e ficou com a sensação de ver um filme repetido. "Ouvi comentários durante a partida de que o Corinthians pressionou. Se não pressionar a Ferroviária em casa, vai fazer o quê? Achei uma atuação fraca, um futebol fraco e previsível. Minha maior crítica ao Corinthians do Sylvinho no ano passado se repetiu nesse ano. Não importa quem joga: é sempre no 4-1-4-1", criticou.

O que deixou Vitão mais irritado foi a rigidez tática de Sylvinho, que se mantém fiel ao 4-1-4-1 em qualquer circunstância da partida. "O Corinthians não muda de esquema. Ele bota o Renato Augusto de volante, mas não consegue colocar um 4-3-3, um 4-2-4, um 4-4-2. O Corinthians joga em uma caixinha: Willian aberto de um lado e Róger Guedes do outro. O Corinthians é absolutamente previsível. Você vê o jogo e sabe exatamente a posição dos jogadores", lamentou.

Vitão se irritou ao ver que o treinador alvinegro até mudou algumas peças, mas sem mexer no esquema tático ao longo da partida. O meia Renato Augusto, que já foi utilizado como falso nove e teve atuações ruins nessa função, foi recuado para jogar como volante já na parte final do duelo contra a Ferroviária.

"É inacreditável a falta de variação tática do Corinthians. É o primeiro jogo, falta ritmo e preparo físico. Mas o time teve um turno inteiro do Brasileiro, uma eliminação de Copa do Brasil, uma pré-temporada e uma estreia no Paulistão e continua a mesma questão: o Sylvinho só joga de um jeito. É inacreditável como ele é fraco", completou Vitão.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será no domingo (30), logo após a partida contra o Santo André pelo Paulistão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.