Topo

Como foi acompanhar jogo do Flamengo nas lives de Casimiro, Flow e Gaules

Casimiro, Igor 3K e Gaules transmitiram, por meio de streaming, o jogo Flamengo x Portuguesa pelo Cariocão Imagem: Reprodução/Youtube e Twitch - Montagem UOL

Do UOL, em São Paulo

26/01/2022 23h55Atualizada em 27/01/2022 03h20

O jogo entre Flamengo x Portuguesa, que marcou a 1ª rodada do Campeonato Carioca, teve uma noite histórica para o streaming brasileiro: três canais famosos exibiram, simultaneamente, o evento: Casimiro, Flow Sport Club e Gaules (em parceria com a Ronaldo TV).

O duelo, que acabou 2 a 1 para o time de Paulo Sousa, teve também transmissão da Record TV e do pay-per-view oficial da competição organizada pela Ferj.

Sensação da internet nos últimos meses, Casimiro "reforçou" sua live na Twitch com um colega de TNT Sports: Luis Felipe Freitas, narrador da partida. Guilherme Beltrão, produtor da emissora, também participou com comentários.

Enquanto isso, o Flow apostou na narração de Octavio Neto para angariar torcedores via YouTube. Igor 3K e Davy Jones, que produzem entrevistas com personalidades ao canal, dividiram o evento com o locutor.

Já Gaules, que é experiente em transmissões esportivas na Twitch, optou por dividir sua transmissão com Paulo Bonfá, que comandou a exibição na Ronaldo TV, na mesma plataforma.

Audiência inicial

No embate entre as três lives, Casimiro mostrou maior poder de engajamento entre os torcedores. Às 21h25, dez minutos antes do confronto, o canal do streamer tinha 130 mil pessoas. Enquanto isso, o Flow juntava mais de 23 mil espectadores no YouTube, enquanto Gaules reunia 33 mil internautas.

Na hora do apito inicial, a audiência teve mudanças consideráveis: Casimiro (178,8 mil), Flow (47,3 mil) e Gaules (36,2 mil) - somente o canal do YouTube optou por exibir o jogo com tela cheia e sem miniaturas dos anfitriões.

Flow trava e tem fuga (parcial) de público

Por volta dos quatro minutos, pouco antes de o Flamengo cobrar o seu pênalti e abrir o placar, a transmissão do Flow travou e decepcionou os telespectadores, que se desesperaram.

Diante do travamento, a live no YouTube saiu de 50 mil para pouco menos de 15 mil pessoas. O problema foi resolvido três minutos depois, e a audiência conseguiu se recuperar gradualmente.

Jogadores do Flamengo comemoram gol de Lázaro contra a Portuguesa-RJ Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Cazé bate 200 mil, e Flow desbanca Gaules

Ainda na 1ª metade da etapa inicial, a live de Casimiro e seus colegas de TNT superou os 200 mil telespectadores simultâneos.

Enquanto isso, o Flow, que tinha menor delay em relação aos "rivais", alcançou 110 mil. Gaules se manteve estável, com 33 mil.

Intervalo tem baixa e diferentes planos

Assim que o árbitro apitou o fim do 1° tempo, as três lives tiveram, naturalmente, queda no número de espectadores. Casimiro iniciou o intervalo com 196 mil pessoas em seu canal. O Flow, por sua vez, registrava 135 mil, enquanto Gaules contabilizava 29 mil pessoas em seu espaço.

Quando a transmissão oficial partiu para os comerciais, o Flow foi o único do trio que "demorou" para exibir os conteúdos dos patrocinadores - ao invés disto, o canal focou nos comentários de Octavio, Igão e Davy Jones.

Pouco depois, o espaço no YouTube exibiu os melhores momentos de Boavista e Botafogo, fato seguido por Casimiro e Gaules. A segunda parte dos "merchans" foi transmitida igualmente pelos streamings.

No retorno ao jogo, os três canais possuíam menos espectadores: Casimiro tinha 160 mil, enquanto o Flow anotava 96 mil. Gaules, por fim, somava 26 mil acessos.

Transmissão do Flow Sport Club durante o intervalo do jogo entre Flamengo x Portuguesa Imagem: Reprodução/YouTube

Menos tatiquês e mais bom humor

As lives foram marcadas também por um tom mais leve em relação ao que se vê nas transmissões televisivas. Casimiro, por exemplo, brincou durante boa parte do jogo com o farol de um carro que estava estacionado nas dependências do estádio Luso-Brasileiro.

Já o Flow adotou um tom mais "torcedor" com os comentários de Igão e Davy Jones, que se comportaram como "gente como a gente" em suas análises e contaram resenhas do futebol.

No canal de Gaules, Paulo Bonfá foi o responsável pelas zoeiras e sarcasmos. O ex-apresentador do "Rockgol" usou sua linguagem mais humorística para levar os torcedores aos risos em diversas vezes na partida.

Números finais

O fim da partida, que levou tensão aos torcedores flamenguistas pelo fato de a Portuguesa estar perdendo por 2 a 1 e iniciar uma pressão, voltou a elevar os números dos canais.

Nos acréscimos do confronto, a Twitch de Casimiro reunia 173 mil pessoas, enquanto o Flow angariava 133 mil - Gaules se manteve na casa dos 25 mil.

Depois do apito final, os streamers fizeram uma espécie de pós-jogo e comentaram os lances do duelo - sempre com uma linguagem mais leve e agradecendo aos espectadores.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Como foi acompanhar jogo do Flamengo nas lives de Casimiro, Flow e Gaules - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Carioca - 2022