Topo

Da soneca de CR7 à dieta de Salah: como atletas de ponta cuidam do físico

Atacante do Liverpool é um dos atletas que mantêm uma alimentação regrada para manter vigor físico - Reprodução/Instagram
Atacante do Liverpool é um dos atletas que mantêm uma alimentação regrada para manter vigor físico Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

26/01/2022 04h00

Na terça-feira (25), Cristiano Ronaldo usou suas redes sociais para postar fotos exibindo a forma física em uma praia em Dubai, onde aproveita o período de férias do futebol europeu. Não foi sua primeira vez, nem o craque português é o primeiro atleta a chamar atenção pelo shape.

Mas quem vê estas fotos costuma se perguntar: 'como eles fazem para ficar assim?'. A dieta de atletas de ponta é realmente tão diferente em relação à de uma pessoa comum? Quais cuidados eles tomam para atingir e manter o ápice tanto do corpo quanto da mente?

São hábitos que reúnem alimentações regradas, treinos rotineiros e algumas peculiaridades que contribuem para ter a saúde sempre em dia.

O UOL Esporte reuniu algumas atitudes (curiosas ou não) de personalidades do esporte ao redor do mundo em relação ao tema. Confira abaixo:

Cristiano Ronaldo

Mesmo com quase 37 anos, o português continua desempenhando um futebol do mais alto nível. Nesta temporada com o Manchester United, ele atuou em 23 partidas e marcou 14 gols —além de ter anotado três assistências.

O jornal inglês "The Sun" revelou o segredo de CR7 para manter a forma apesar da idade avançada: boa alimentação (seis refeições por dia), muitas horas de sono —incluindo sonecas diárias—, bastante exercício físico e proibição total de bebidas alcoólicas.

Em relação às refeições, um antigo chef do jogador já havia dado exemplos de itens consumidos pelo craque: peixe, frango, vitela, ovos, abacate, óleo de coco e arroz preto.

Prestes a completar 37 anos, Cristiano Ronaldo mantém cuidados com a forma física  - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Lukaku

Hoje com 28 anos, belga impressiona pela força física e velocidade acima do normal dentro dos gramados, mas nem sempre foi assim.

Nos tempos de Manchester United em 2017, o atacante admitiu que estava pesando cerca de 100 kg e, agora, com uma alimentação à base de salada, peito de frango e macarrão shirataki —feito a partir de batata konjac—, se destaca pelo vigor físico.

Romelu Lukaku comemora segundo gol da Bélgica contra a França na Liga das Nações - REUTERS - REUTERS
Imagem: REUTERS

Lewandowski

Eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo tanto em 2020 quanto em 2021, o polonês tem alguns segredos para seu sucesso dentro de campo. Um deles, de acordo com o jornal inglês "The Times", é uma dieta "invertida" criada pela esposa do jogador, Anna.

Nela, o atleta come, por exemplo, a sobremesa antes do prato principal. Na dieta desenvolvida pela mulher, que foi medalhista de caratê em campeonatos mundiais e é instrutora fitness, o atacante normalmente ingere um brownie feito apenas de cacau. Na sequência, come um prato de salada ou uma sopa até chegar ao prato principal que, normalmente, tem arroz e carne ou peixe.

Algumas comidas são completamente proibidas na dieta de Lewandowski, como qualquer tipo de fritura ou fast food, leite de vaca, produtos com lactose e farinha de trigo.

Lewandowski marcou 3 gols na goleada do Bayern por 5 a 0 sobre o Hertha Berlin - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Messi

O prazer em comer pizza foi abandonado por Lionel Messi há mais de cinco anos. Junto com isso, refrigerantes, comidas enlatadas e doces foram abandonados.

O argentino, hoje no PSG, resolveu levar a sério uma dieta que já o fez perder mais de três quilos e aumentar a massa muscular. O acompanhamento médico foi iniciado em 2015 e permite, basicamente, os seguintes alimentos: água, azeite de oliva, cereais integrais, frutas e verduras frescas biológicas. Carnes vermelhas, por exemplo, aparecem raramente no cardápio.

Lionel Messi, atacante do PSG - Paul ELLIS / AFP - Paul ELLIS / AFP
Imagem: Paul ELLIS / AFP

Mbappé

Apesar de jovem, o francês já mostra preocupação em se manter no auge físico dentro dos gramados.

A primeira das regras que Mbappé adotou em seu dia a dia foi uma dieta rigorosa, onde ele evita carnes e açúcar, "usa e abusa" dos carboidratos e proteínas e tem como prato preferido macarrão com salmão.

Além disso, o atacante de 23 anos também costuma fazer alguns tratamentos, como a talassoterapia, que utiliza substâncias extraídas do mar que trazem benefícios para o corpo.

Kylian Mbappé, jogador do PSG - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Salah

Mohamed Salah é um dos maiores atacantes do mundo e, no último prêmio The Best da Fifa, ficou na 3ª posição entre os melhores jogadores do mundo. E um dos segredos da boa performance está justamente na dieta egípcia seguida pelo atacante do Liverpool.

No café da manhã, ele come parathas, um pão achatado e macio, acompanhado de um copo de leite. Se a fome não passar, ele ainda pode aproveitar uma tigela de frutas.

No almoço, o egípcio come lentilhas, vegetais, pão, frango e encerra com uma porção de iogurte. Ele também costuma comer seu prato preferido, o kushari, que leva arroz, macarrão, lentilhas cobertos com tomate, grão de bico e cebola.

O jantar é a refeição mais leve de Salah. A preferência é sempre por sopa, salada e vegetais. O acompanhamento é um copo de suco de frutas sem açúcar.

Alisson comemora assistência para Salah e vitória do Liverpool sobre o Manchester United - REUTERS/Phil Noble - REUTERS/Phil Noble
Imagem: REUTERS/Phil Noble