Topo

Seleção treina no estádio da estreia de Tite, que testa Coutinho titular

Imagens do treino desta terça-feira (25) da seleção brasileira, em Quito

Do UOL, em São Paulo

25/01/2022 19h32

A seleção brasileira fez na tarde de hoje (25) seu primeiro treinamento antes de enfrentar o Equador na quinta-feira, às 18h (de Brasília), pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. A atividade aconteceu no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito — curiosamente, o mesmo palco da estreia de Tite como treinador da seleção, em 1º de setembro de 2016.

Pouco mais de cinco anos depois do primeiro jogo, que terminou com vitória do Brasil por 3 a 0, Tite abre no mesmo local a temporada que só terminará com a disputa do Mundial entre novembro e dezembro. Nesta terça-feira, ele permitiu a transmissão de apenas cerca de 40 minutos da atividade pela CBF TV. A primeira escalação do ano deve ter Philippe Coutinho, que também atuou em 2016 e desta vez é convocação contestada, na vaga do suspenso Paquetá.

Após o aquecimento comandado pelo preparador físico Marcos Seixas — o titular da função, Fábio Mahseredjian, ficou no Brasil em isolamento por causa da covid-19 —, o grupo de jogadores foi dividido por Tite em dois times de dez.

  • De colete vermelho: Emerson Royal, Éder Militão, Alex Telles, Bruno Guimarães, Gérson, Lucas Paquetá, Philippe Coutinho, Antony, Rodrygo e Matheus Cunha;
  • Sem colete: Daniel Alves, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Fabinho, Fred, Everton Ribeiro, Vinicius Júnior, Raphinha, Gabriel Jesus e Gabigol.

O zagueiro Thiago Silva, o lateral-esquerdo Alex Sandro e o volante Casemiro usaram coletes verdes e serviram de apoio para um treinamento técnico em espaço reduzido orientado por Tite e seus auxiliares. Era uma atividade com foco em aprimoramento de posse de bola, em que um dos três jogadores de colete verde virava uma espécie de curinga dando suporte ao time que tinha a bola e os outros dois ficavam nas linhas de fundo para que a bola não saísse e os jogadores tivessem mais contato com ela durante o trabalho.

Coutinho - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Philippe Coutinho em treino da seleção no Equador; ele substitui o suspenso Lucas Paquetá
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Não houve, portanto, qualquer indicação de time titular nesta atividade. Tite também previa um treino tático e de bolas paradas, mas não permitiu a transmissão em tempo real desta segunda parte do treinamento, vista apenas in loco. Segundo o "ge.globo", a escalação trabalhada foi a seguinte: Alisson, Emerson Royal, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Philippe Coutinho; Raphinha, Vinicius Júnior e Matheus Cunha.

Lucas Paquetá e Fabinho estão suspensos contra o Equador e não vão atuar. Entre as surpresas do time titular estão as escalações de Emerson Royal e Militão em vez de Daniel Alves e Marquinhos, que treinaram com os reservas. O lateral-direito Danilo e o meia-atacante Neymar, convocações frequentes de Tite, não estão à disposição por lesão.

Os goleiros Alisson e Weverton trabalharam à parte com os preparadores Taffarel e Marquinhos Trocourt. Ederson, que completa os 26 convocados para esta data Fifa, participou de um treinamento regenerativo e não foi para o campo hoje.

O Brasil terá mais um treinamento antes de enfrentar o Equador, amanhã, no estádio Rodrigo Paz Delgado, também conhecido como Casa Blanca.