Topo

Real Madrid passa PSG em convocações desde a Copa; saiba todos os times

Éder Militão e Vinicius Júnior durante jogo do Real Madrid; ambos servem à seleção nesta semana - Reprodução/@realmadrid
Éder Militão e Vinicius Júnior durante jogo do Real Madrid; ambos servem à seleção nesta semana Imagem: Reprodução/@realmadrid

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

25/01/2022 04h00

A seleção brasileira faz hoje (25), às 18h (de Brasília), o primeiro treino de preparação para o jogo contra o Equador, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar — a bola rola na quinta-feira, em Quito. A lista de jogadores convocados por Tite para este jogo e mais um contra o Paraguai no dia 1º aponta uma mudança no ranking de times que mais receberam convocações do treinador no ciclo do Mundial.

O Real Madrid chegou à marca de 40 convocações desde a Copa do Mundo da Rússia graças à inclusão de Militão, Casemiro, Rodrygo e Vinicius Júnior e ultrapassou na preferência de Tite ao Paris Saint-Germain, que até então empatava no ranking com 36 convocações. Desta vez, por causa da lesão de Neymar, só Marquinhos foi lembrado e o time chegou a 37, na terceira colocação desta listagem.

Segundo o levantamento do UOL Esporte, o time que mais teve jogadores chamados para a seleção brasileira neste ciclo é o Liverpool, com 43 convocações. Assim, Real Madrid e PSG completam o pódio. Ao todo, 51 clubes diferentes aparecem no ranking.

Desde a Copa do Mundo da Rússia, Tite fez 16 convocações que relacionaram 84 jogadores diferentes para a seleção. Nas 42 partidas disputadas neste período houve a necessidade de 29 cortes em razão de problemas físicos — o ranking de clubes com jogadores convocados desconsidera os cortes, mas leva em conta a repetição de nomes natural de um projeto a longo prazo.

O time brasileiro que mais ganhou atenção da comissão técnica da seleção brasileira neste ciclo foi o Flamengo, com 21 convocações. O Palmeiras vem logo atrás com 12, que é o mesmo número do Chelsea.

Gabigol - Jorge Rodrigues/AGIF - Jorge Rodrigues/AGIF
Gabigol comemora gol marcado pelo Flamengo contra o Bahia no Brasileirão do ano passado
Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Tite vai convocar a seleção apenas mais três vezes antes da lista final para a Copa do Mundo, em outubro. Estão previstas as duas rodadas finais das Eliminatórias em março, além de três amistosos entre maio e junho (um deles deve ser contra a Inglaterra) e mais dois amistosos em setembro.

Veja todos os times que tiveram jogadores convocados para a seleção desde 2018:

43 convocações
Liverpool (Inglaterra)

40 convocações
Real Madrid (Espanha)

37 convocações
PSG (França)

33 convocações
Manchester City (Inglaterra)

Gabriel Jesus - Jason Cairnduff/Reuters - Jason Cairnduff/Reuters
Gabriel Jesus marca para o Manchester City contra o Club Brugge pela Liga dos Campeões, em 2021
Imagem: Jason Cairnduff/Reuters

25 convocações
Juventus (Itália)

21 convocações
Flamengo

20 convocações
Atlético de Madri e Barcelona (ambos da Espanha)

13 convocações
Everton (Inglaterra)

12 convocações
Chelsea (Inglaterra) e Palmeiras

11 convocações
Lyon (França) e Manchester United (Inglaterra)

8 convocações
Aston Villa (Inglaterra), Benfica (Portugal), Grêmio e Porto (Portugal)

7 convocações
Ajax (Holanda)

5 convocações
Atlético-MG, Corinthians, Milan (Itália) e São Paulo

4 convocações
Athletico-PR, Inter de Milão (Itália) Leeds United (Inglaterra), Napoli (Itália), Olympique de Marselha (França) e Tottenham (Inglaterra)

3 convocações
Beijing Gouan (China), Cruzeiro, Internacional, Real Bétis (Espanha) e Red Bull Bragantino

2 convocações
Arsenal (Inglaterra), Bayern de Munique (Alemanha), Bordeaux (França), Hannover (Alemanha) e Zenit (Rússia)

1 convocação
Basel (Suíça), Botafogo, Fluminense, Guangzhou Evergrande (China), Hertha Berlim (Alemanha), Ponte Preta, Roma (Itália), Santos, Sevilla (Espanha), Sporting (Portugal), Udinese (Itália), Valencia (Espanha) e West Ham (Inglaterra).