Topo

Palmeiras

OPINIÃO

Colunistas: Base do Palmeiras já pode ser considerada a melhor do Brasil?

Palmeiras sagrou-se campeão da Copinha 2022, título inédito na história do clube - Marcello Zambrana/AGIF
Palmeiras sagrou-se campeão da Copinha 2022, título inédito na história do clube Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

25/01/2022 15h05

O Palmeiras encerrou o longo jejum e conquistou hoje (25) o primeiro título da Copa São Paulo de Futebol Junior da sua história. A taça do torneio de base mais tradicional do Brasil veio após uma irretocável goleada de 4 a 0 sobre o rival Santos, em jogo disputado no Allianz Parque.

Ao longo da campanha, foram oito vitórias, um empate, 29 gols marcados e apenas cinco sofridos. Além de Endrick, de apenas 15 anos, Vitinho, Giovani e Gabriel Silva foram outros destaques da campanha palmeirense.

Aproveitando o inédito título da Copinha, convocamos os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: A base do Palmeiras já pode ser considerada a melhor do Brasil?

Sim. Não tem a mesma tradição formadora de outros clubes, mas hoje, no início de 2022, é a melhor base do país. Não só por essa campanha avassaladora na Copinha, como também pelas conquistas da geração anterior, que permanece no Palmeiras: Patrick de Paula, Danilo, Gabriel Menino, bicampeões da Libertadores, campeões da Copa do Brasil. A gestão cuidadosa da ascensão e a condição física desses atletas também é digna de nota. Deve render ainda muitos frutos ao time.
ALICIA KLEIN

É uma das melhores. Venceu a Copinha porque a priorizou, por conta das piadas dos rivais. E ganhou atropelando. O maior mérito do Palmeiras foi a mudança de rota desde 2020, reduzindo o investimento em contratações questionáveis e fazendo a transição dos jovens, dando sentido a todo trabalho da base.
ANDRÉ ROCHA

No momento, é a principal base do Brasil e vem mudando a tradição de revelar pouco ou quase nada. Mais do que os títulos, o mais importante é o Palmeiras revelar esse tanto de jogador que tem mostrado nos últimos anos.
DANILO LAVIERI

A política de formação de base em curso no Palmeiras é, disparadamente, a melhor do Brasil na atualidade.
JUCA KFOURI

Os títulos recentes e o domínio irrefutável em várias categorias da base mostram que trabalho e dinheiro fazem times campeões. Bom dia para a galera agradecer pelo trabalho que saiu do zero com Paulo Nobre e foi bancado nas gestões seguintes muito com o dinheiro da atual presidente. Se o Palmeiras não "compra" um 9, ele tem feito os seus 2, 5, 8, 9s.
MARÍLIA RUIZ

É complicado avaliar se é a melhor do país porque nessa faixa de idade há outros fatores a se levar em conta além de vitórias. Mas é certo que é uma das melhores pelo ótimo nível dos frutos que vêm de lá.
MARLUCI MARTINS

É a melhor, mas também outros times mostraram bons valores, casos do Flu, do Inter e do Santos, apesar do Peixe não ter sido páreo ao Verdão na final. Porém, como o Palmeiras tem um time profissional estrelado, não será tão fácil para que muitos garotos consigam subir... Endrick, claro, logo estará no time de Abel. O Santos, que está mais carente, certamente vai utilizar mais de sua base no elenco principal.
MILTON NEVES

Cravar qual é a melhor é difícil, mas a do Palmeiras é uma das melhores. O alviverde é um caso de sucesso em termos de transformação. Com um projeto a longo prazo, o clube transformou uma base que era alvo de críticas de sua torcida numa máquina de disputar títulos e em importante fornecedora de jogadores para as categorias de base da seleção e para sua equipe profissional.
PERRONE

Tradicionalmente a melhor base do Brasil é a do Fluminense. Nas duas últimas gerações, entretanto, o Palmeiras vem revelando um impressionante número de promessas. A ver como se essa turma se firmará entre os profissionais. O futebol está cheio de exemplos de campeões da Copinha que acabaram se perdendo.
RENATO MAURÍCIO PRADO

O Palmeiras se estruturou em 2015 e desde então passou a ficar muito forte na base, conquistando títulos importantes nas categorias inferiores e revelando jogadores. Assim, está ao lado de outros clubes que também vêm conseguindo destaque nos últimos anos na base, como Corinthians, Flamengo Internacional, Santos e São Paulo. Mas a safra palmeirense, hoje, é muito melhor.
RODOLFO RODRIGUES

É uma das melhores, sem dúvida. Revela jogadores de ótimo nível todo ano e vem conquistando títulos. Investe pra isso e tem o retorno. Mas dizer que é a melhor absoluta parece leviano. Há vários clubes fazendo esse trabalho muito bem. Revelando valores e sendo vencedores nas competições. Fluminense, Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo são outros exemplos.
RODRIGO COUTINHO

Não acho que exista uma base melhor do Brasil disparada. Existem várias de elite, incluindo Fluminense, Flamengo, São Paulo, Santos, Palmeiras e Grêmio, times que mais revelaram e venderam nos últimos anos. O Palmeiras tem um grande mérito porque era um time que revelava poucos jogadores e foi o que mais investiu na base nos últimos cinco anos em números absolutos. E o fez de forma acertada, com método. Colhe frutos com a revelação de jogadores já no profissional e um time sub-20 de vários valores.
RODRIGO MATTOS

Palmeiras