Topo

Internacional

Taison pede permanência de Edenilson no Inter e revela conversa com Yuri

Taison é um dos líderes do vestiário do Inter e revelou papo com jogadores assediados - Pedro H. Tesch/AGIF
Taison é um dos líderes do vestiário do Inter e revelou papo com jogadores assediados Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/01/2022 12h42

Taison concedeu entrevista coletiva projetando a temporada do Inter. Hoje (24), ao fim do treinamento da manhã, o meia-atacante falou que espera a permanência de Edenilson no grupo e revelou papo com Yuri Alberto sobre a chance de jogar na Rússia.

"Eu sempre quero os melhores do meu lado. Quero Edenilson e Yuri do meu lado sempre. Converso com o Ed todos os dias. Ano passado, saímos de algumas competições e fui muito massacrado por defender o Edenilson, por isso e aquilo. E vou seguir defendendo. Ele foi eleito melhor volante do Brasileiro, é jogador de seleção brasileira, tudo isso por mérito dele. Ele tem que ficar aqui porque me ajuda muito", afirmou Taison.

Edenilson está na mira do Atlético-MG, mas o Inter não pretende aceitar sua saída. As ofertas apresentadas até agora não atingiram o valor ou modelo esperados pelo Colorado.

Já com Yuri Alberto a situação é um pouco diferente. Enquanto o meio-campista tem 32 anos e se mudaria para um rival brasileiro, o centroavante tem apenas 20 e poderá partir para sua primeira oportunidade na Europa.

"A situação do Yuri é diferente. Eu quero que ele fique, mas sei que todo jogador sonha em atuar na Europa. Eu tive isso e sei como é. Tento conversar com ele sobre isso. Mas não depende de mim. Quem decidirá isso é o clube, ele... Mas eu quero que os melhores jogadores sempre estejam ao meu lado", comentou Taison.

O antigo camisa 10, que deixou o número para D'Alessandro e vestirá a 7 nesta temporada, ainda revelou um bate-papo com Yuri Alberto para que o centroavante mantenha o foco no clube gaúcho enquanto estiver por aqui.

"Isso mexe com o jogador, não tem como não mexer. Mexeu comigo em 2010 e vai mexer com ele também. Nos treinos, eu chamei ele para conversar e pedi para estar focado. Não sei se está certa ou não a saída, mas para manter o foco onde ele está hoje. Ele está no Inter e tem que focar aqui. Foi o Inter que abriu as portas para ele. Mas o Yuri é um menino muito bom, trabalhador, com uma cabeça extraordinária. Não parece que tem apenas a idade dele. Como companheiro, eu fico feliz com o que ele pode viver. Mas também fico um pouco chateado por perder um cara que me ajudou muito no ano passado. Me lembrei um pouco a dupla que tive com Nilmar [no ataque do Inter], vi algo diferente nele no dia a dia", completou.

Yuri tem uma oferta para atuar no Zenit, da Rússia. O clube ofereceu 20 milhões de euros (R$ 123,7 milhões na cotação atual) por 90% dos direitos econômicos dele. O Inter tem 75%. Como informou o UOL Esporte, o Colorado quer vender apenas 65% e manter 10% sobre uma eventual venda futura, além de colocar no contrato gatilhos que elevem o valor a partir do rendimento do atleta.

"Não sei se ele vai ou fica, não sou eu quem decide. Ele poderá fazer a melhor escolha para ele e para sua família, que é o mais importante", finalizou Taison.

Internacional