PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Novo desafio para o Atlético de Hulk: quebrar um tabu de 42 anos no Mineiro

Campeonato Mineiro de 2021 foi o primeiro título de Hulk pelo Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético-MG
Campeonato Mineiro de 2021 foi o primeiro título de Hulk pelo Atlético-MG Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

24/01/2022 04h00

Classificação e Jogos

Em 2021, o Atlético-MG fez história: conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro na mesma temporada. O Triplete Alvinegro colocou fim ao jejum de 50 anos que vivia o clube em relação ao Brasileirão, até então conquistado somente uma vez pelo Galo, em 1971. O time alvinegro foi liderado por Hulk, que em 2022 já tem um novo desafio: fazer o Atlético ser tricampeão mineiro após 42 anos.

A última vez que o Galo venceu o Estadual por três vezes consecutivas foi em 1980. O time daquela época também era recheado de craques: João Leite, Luisinho, Toninho Cerezo, Éder Aleixo, Palhinha e Reinaldo. O time comandado por Procópio Cardozo venceu 18 das 20 partidas daquela edição do Mineiro. A única derrota foi para a Alfenense.

O título de 1980 foi o terceiro da histórica conquista do hexacampeonato atleticano, de 1978 a 1983. Desde então, o Galo teve a chance de conquistar o tricampeonato mineiro em outras quatro oportunidades, mas falhou em todas. A mais recente foi em 2014. Campeão em 2012 e 2013, o Atlético chegou à final e perdeu o título para o Cruzeiro, que foi campeão com dois empates em 0 a 0, por ter a melhor campanha da primeira fase.

"É aproveitar para agradecer a Deus por 2021. Procurar aprender bastante com os erros que aconteceram em 2021. E aprimorar as coisas que foram positivas. Melhorar ainda mais. Pedir proteção a Deus para que não haja nenhuma lesão. E fazer o que a gente mais gosta, que é jogar futebol e ser feliz", disse Hulk, artilheiro do Atlético na temporada passada, com 36 gols.

O Atlético chega como o grande favorito ao título mineiro em 2022. A estreia do time alvinegro será nesta quarta-feira (26), às 19h, contra o Villa Nova, no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Assim como fez na temporada passada, as primeiras rodadas vão ser disputadas por uma equipe alternativa.

Futebol