Topo

Palmeiras dá primeiro passo em maratona que pode superar 80 jogos no ano

Jogadores do Palmeiras durante treino na Academia de Futebol - Cesar Greco/Palmeiras
Jogadores do Palmeiras durante treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

23/01/2022 04h00

O Palmeiras estreia na temporada e no Campeonato Paulista neste domingo (23), às 16h, em Novo Horizonte, contra o time da casa. O jogo contra o Novorizontino será o primeiro de uma maratona alviverde que pode chegar a 81 partidas até o fim da temporada.

Considerando que 22 dias já se foram neste ano, e que o futebol doméstico vai parar durante a disputa da Copa do Mundo, entre 21 de novembro e 18 de dezembro, no Qatar, o clube alviverde pode chegar à média de um jogo a cada quatro dias até o fim da temporada.

A partida contra a equipe de Novo Horizonte, aliás, já é fruto do calendário inchado do Palmeiras. O jogo que vai abrir o Estadual é originalmente da quinta rodada, antecipado porque o Palmeiras estará no Mundial no mês que vem, nos Emirados Árabes Unidos —o time embarca para Abu Dhabi no próximo dia 2.

É chover no molhado exaltar negativamente a diferença no número de jogos que os times brasileiros fazem em comparação aos europeus e mesmo aos seus adversários sul-americanos, anualmente.

O Chelsea (ENG), que pode vir a ser adversário do Palmeiras na final do Mundial de Clubes, em 12 de fevereiro, não chegou a 60 jogos em 2021. O Alviverde fez nada menos que 91, sendo o clube profissional que mais vezes jogou no ano passado.

O Barcelona de Guayaquil (EQU), estrangeiro que foi mais longe na Libertadores, caindo na semi ante o Flamengo, fez 44 jogos em 2021.

Quanto mais vencer, mais vai jogar

O Alviverde fará 81 jogos se chegar às decisões dos dois campeonatos com eliminatórias que disputa —Libertadores e Copa do Brasil— dado que o Brasileiro tem número fixo de rodadas, e que, no Mundial, o Palmeiras faz dois jogos mesmo que não passe da semifinal.

Mas se administrar a energia do elenco deve ser a tônica do time para a temporada, ao menos nesta primeira partida do ano, a tendência é o Palmeiras ir a campo com o time que deve conter os preferidos de Abel no momento, salvo alguma hipótese de descompasso físico, comuns em inícios de temporada.

Afinal, o Palmeiras tem só quatro jogos até a estreia no Mundial, e o time precisa de entrosamento, ainda que dosar forças seja muito importante.

FICHA TÉCNICA

NOVORIZONTINO X PALMEIRAS

Motivo: Campeonato Paulista, jogo adiantado da 5ª rodada

Local e Horário: Estádio José Ismael de Biasi, em Novo Horizonte, às 16h

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira

Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

VAR: Marcio Henrique de Gois

NOVORIZONTINO: Giovanni; Felipe Rodrigues, Bruno Aguiar, Edson Silva e Guilherme Lazaroni; João Pedro, Willean Lepo (Anderson Rosa) e Marcinho; Danielzinho, Douglas Baggio e Michel Douglas. Técnico: Léo Condé

PALMEIRAS: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Mayke (Marcos Rocha), Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa (Atuesta); Raphael Veiga, Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira