Topo

Cobiçado por estrangeiros, zagueiro do Atlético-MG sonha em jogar na Europa

Nathan Silva chegou ao Atlético-MG durante a temporada 2021 e logo assumiu a titularidade - Thiago Ribeiro/AGIF
Nathan Silva chegou ao Atlético-MG durante a temporada 2021 e logo assumiu a titularidade Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

23/01/2022 04h00

Nathan Silva foi mais um dos titulares do Atlético-MG que terminou a temporada 2021 em alta. Aos 24 anos, o zagueiro alvinegro despertou o interesse de alguns clubes estrangeiros. Italianos, portugueses e mexicanos já buscaram informações mais detalhadas do jogador, como o valor desejado pelo Galo para uma eventual negociação.

Jogar fora do Brasil é um desejo de Nathan Silva. O defensor não esconde que o sonho é jogar na Europa. Com 37 partidas pelo Atlético, sendo 34 na temporada passada, mas com a experiência de quem jogou também por Ponte Preta, Coritiba e Atlético Goianiense, Nathan já se considera preparado para uma transferência internacional.

"Eu tenho esse sonho (jogar no exterior). Eu carrego isso comigo diariamente, pela temporada que fiz. Os seis meses no Galo me deram uma bagagem, uma experiência enorme, de estar preparado para chegar na Europa", disse o defensor em vídeo divulgado pela assessoria pessoal.

Nathan voltou à Cidade do Galo após as primeiras rodadas do Brasileirão. O técnico Cuca busca um zagueiro mais veloz para compor o elenco e viu no jogador que estava emprestado ao Atlético-GO a melhor escolha possível. Deu certo. Nathan disputou 34 partidas, todas como titular, sendo 28 pelo Brasileirão e seis pela Copa Libertadores. Foram três gols marcados, todos na competição nacional. Como já havia disputado a Copa do Brasil pelo Dragão, ele não fez parte da campanha vitoriosa do Atlético no torneio.

A temporada do defensor só não foi perfeita por causa da semifinal da Libertadores. Nathan falhou no lance que originou o gol que colocou o Palmeiras na decisão do torneio e eliminou o Galo.

Como o Atlético já negociou Junior Alonso nesta janela de transferência, vendido ao Krasnodar, da Rússia, a diretoria do clube não quer perder o outro zagueiro titular. Mas não significa que o Galo não conversará com clubes interessados. O diretor de futebol, Rodrigo Caetano, tem sido bastante pressionado para atingir as metas estabelecidas pelo orçamento do clube. O planejamento de 2022 estima que o Atlético precisa fazer R$ 150 milhões em vendas e empréstimos.

O Tigres, do México, foi um dos clubes que já demonstrou interesse em Nathan. Assim como o Porto, de Portugal. Em caso de uma negociação, o desejo do zagueiro é a Europa. Entre as preferências de Nathan Silva, está o futebol inglês. Mas o grande desejo mesmo é disputar as principais competições continentais.

"São Ligas muito disputadas, tem a Premier League. Eu tenho esse desejo, esse sonho de algum dia atuar na Europa, de jogar uma Champions, de jogar uma Liga Europa. Isso pode ficar marcado na minha carreira, o que é muito importante."