Topo

Adaptado e com novo 'rival', Campaz abre ano para provar valor no Grêmio

Colombiano Campaz abre ano para provar valor no Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio
Colombiano Campaz abre ano para provar valor no Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/01/2022 04h00

Jaminton Campaz foi uma das contratações que mais demandou expectativa na torcida do Grêmio em 2021. Mas toda esperança de ver no jogador um dos pilares do time acabou se frustrando com o passar do tempo. Sem conseguir o espaço desejado, ele alternou titularidade e reserva na campanha que culminou com rebaixamento para a Série B. Com ânimo renovado em 2022, o colombiano ganhou concorrência nova, mas está mais bem adaptado e quer provar valor.

A adaptação para jogadores que nunca atuaram no Brasil é difícil no começo. Segundo apurou o UOL Esporte, Campaz sofreu com isso no início de sua trajetória. Modelo de jogo, clube, rotina de treinos e jogos, tudo era diferente da realidade que ele tinha no Tolima, da Colômbia.

Mas, aos poucos, a qualidade técnica dele apareceu. Foram alguns minutos dignos de elogios da comissão técnica comandada por Vagner Mancini.

Mesmo assim, a temporada 2022 foi aberta com a chegada de um concorrente. Para aumentar a competição interna, Benítez disputará vaga no meio-campo. Jean Pyerre, o antigo concorrente, deixará o clube.

Outra alternativa é mudar de lugar. Com a saída de Douglas Costa, a posição de atacante pela direita ficou vaga. De toda forma, até então a comissão técnica gremista entendia Campaz como jogador para atuar centralizado, atrás do centroavante. Se nada mudar, será por ali que disputará espaço no elenco.

Na temporada passada, foram 18 jogos e somente dois gols vestindo azul branco e preto.

É importante para ele, também, justificar o investimento alto feito na chegada. Campaz custou US$ 4 milhões (R$ 21,8 milhões na cotação atual) aos cofres gremistas e ainda não conseguiu atingir o nível esperado para uma aquisição deste porte.