Topo

Grêmio planeja testes e não fala em contratar após saída de Douglas Costa

Vagner Mancini e comissão técnica vão olhar alternativas no elenco e categorias de base - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Vagner Mancini e comissão técnica vão olhar alternativas no elenco e categorias de base Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

22/01/2022 04h00

Vagner Mancini já começou a pensar no Grêmio sem Douglas Costa. E o treinador vai precisar olhar para o próprio elenco atrás de uma solução. A primeira posição da diretoria do clube gaúcho após acertar a rescisão com o meia-atacante é descartar a contratação de mais um reforço para a disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Grêmio e Douglas Costa encaminharam a rescisão na quinta-feira (20). Horas depois, o jogador deixou a concentração e sequer treinou na sexta-feira (21), quando o clube passou a detalhar o acordo de rompimento do vínculo.

A saída do meia-atacante correu horas depois de Vagner Mancini montar o primeiro time titular de 2022. Com Douglas Costa entre os titulares. O treinamento de quinta-feira, em Eldorado do Sul, chegou a render elogios ao meia-atacante.

O fim do vínculo com Douglas Costa acontece por conta do contrato considerado caro, após rebaixamento no Brasileirão. O meia-atacante ex-Bayern de Munique e Juventus-ITA tem acerto encaminhado com o Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos.

Para suprir o lugar do camisa 10 no elenco, a ideia da diretoria é olhar os jogadores que já estão no Grêmio. A lista tem Janderson, ex-Atlético-GO e emprestado pelo Corinthians, mas também Jaminton Campaz. O colombiano é citado como uma alternativa para a função de lado de campo.

Além deles, jovens das categorias de base também serão analisados de perto. O meia-atacante Rubens foi chamado para completar treinos após a Copa São Paulo, mas além deles a lista de observação tem Rildo, que voltou de empréstimo ao Brasil de Pelotas, Guilherme Azevedo, após empréstimo ao Coritiba, e Vini Paulista.

Antes de encaminhar a rescisão com Douglas Costa, o Grêmio viu outro meia-atacante ser desfalque na pré-temporada: Jhonata Robert rompeu ligamentos do joelho e a previsão dos médicos é de ausência por seis meses.

O Grêmio entende que a carência quantitativa, de número de jogadores à disposição, pode ser preenchida já na próxima semana. O lugar no time titular ainda vai render bastante análise, estudo e teste em campo.

O fato é que a vida do Grêmio sem Douglas Costa já começou.