Topo

OPINIÃO

Belmonte revela: São Paulo tentou contratar ponta do Olympique de Marselha

Do UOL, em São Paulo

22/01/2022 04h00

O São Paulo já se reforçou com o goleiro Jandrei, o lateral-direito Rafinha e os meio-campistas Alisson, Patrick e Nikão. Até o momento, porém, o clube ainda não atendeu a um dos principais pedidos do técnico Rogério Ceni: um atacante que jogue pelas pontas. Nomes como Douglas Costa e Soteldo estiveram no radar, mas outro atleta está na mira do Tricolor.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte com as últimas novidades do Tricolor no mercado da bola, os jornalistas Marcelo Hazan e Menon conversaram com Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo. O dirigente revelou que o clube monitora a situação de Luis Henrique, atacante que se destacou pelo Botafogo e hoje atua pelo Olympique de Marselha.

"Fomos e buscamos o Soteldo. Não conseguimos. Conversamos com o Douglas Costa, mas não avançou. Tentamos o Luis Henrique, que está no Olympique de Marselha. Conversamos muito e temos uma relação muito boa lá, mas o Olympique foi proibido de fazer contratações pela Fifa por causa do fair play financeiro. Eles não vão liberar um jogador para nós se não há possibilidade de trazer outro", explicou Belmonte.

Belmonte não descartou a hipótese de tentar contratar Luis Henrique no meio do ano. "Até lá, pode ser que ele tenha um bom rendimento e o clube não o queira nos emprestar. Existem essas possibilidades, mas continuamos atentos. Ele é um jogador de um contra um, muito forte fisicamente e talentoso. No futebol, seis meses são muito tempo, mas continuaremos observando e monitorando o Luis Henrique", afirmou.

Luis Henrique, de 20 anos, foi contratado pelo Olympique de Marselha em 2020, após se destacar pelo Botafogo. O atacante, porém, tem sido pouco utilizado: nesta temporada, ele disputou 17 partidas, mas foi titular em apenas quatro delas e ficou 567 minutos em campo. Ele marcou apenas um gol e deu uma assistência.

Mesmo sem a contratação de um atacante com as características desejadas pelo treinador, Belmonte entende que o elenco do São Paulo conta com jogadores capazes de exercer esta função. "O Rogério gosta desse tipo de jogador do um contra um. Acreditamos que temos atletas com esse perfil dentro do elenco. Por exemplo, o Rigoni é um jogador de um contra um quando joga aberto pelo lado do campo, assim como o Marquinhos. O Alisson tem mais características de recomposição, bem tático, e pode fazer isso", comentou o dirigente.

Embora diga que o Tricolor está aberto a oportunidades de mercado, o diretor de futebol manteve os pés no chão sobre a contratação de um ponta nesta janela. "Continuamos no mercado, vendo possibilidades. Achamos que, com o elenco que temos hoje, damos ao Rogério a possibilidade de montar um time muito próximo ao que ele pensa como ideal de futebol. Se tivermos uma possibilidade financeira de trazer algum jogador que agrade ao Rogério nesse um contra um, vamos trazer. Mas não necessariamente agora", concluiu Belmonte.