Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Sylvinho é 'menor' do que os reforços que o Corinthians trouxe

Do UOL, em São Paulo

22/01/2022 04h00

O Corinthians e o Fluminense montaram elencos com jogadores importantes, mas ao mesmo tempo mais velhos, o que deve dar trabalho aos respectivos técnicos Sylvinho e Abel Braga em termos de administração do vestiário nos momentos em que for necessário barrar um atleta mais experiente.

No podcast Posse de Bola #195, Arnaldo Ribeiro afirma que no aspecto de administrar o elenco, o Fluminense leva uma vantagem em relação ao Corinthians. Isso por ter Abel, que já trabalhou com medalhões em outros momentos, enquanto vê o time de Sylvinho com jogadores até melhores, mas com um técnico que pode ser considerado "menor" que os atletas e é criticado pelos torcedores.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"O Corinthians está no comando de um novato, que está indo para o seu segundo ano de técnico no Brasil, o Sylvinho, que para lidar com um time todo experiente vai ter que se virar. Não vai poder tranquilamente barrar fulano ou outro porque, na teoria, e até na questão da relação com os torcedores, o Sylvinho é 'menor' do que os reforços que o Corinthians trouxe", diz Arnaldo.

"Já tinha essa questão pairando sobre o trabalho do Sylvinho no campeonato passado, o torcedor do Corinthians [dizendo] 'não é o técnico para esse time do Corinthians'. O Sylvinho vai ter dificuldades e vai ter uma provação. O Fluminense optou pro trazer o Abel, que além da ligação com o clube, histórica, tem exatamente o perfil para lidar com esse tipo de jogador, não é que vai ser simples para o Abel também", completa.

Arnaldo destaca que o Fluminense tem um desafio em prazo mais curto, que é a chegada à fase de grupos da Libertadores, mas, no geral, considera que o desafio do técnico Sylvinho no Corinthians é maior que o de Abel no clube das Laranjeiras.

"Abel já viveu esse tipo de situação algumas vezes em outros clubes, então, eu acho que é mais difícil o trabalho do Sylvinho. Por mais que ele tenha jogadores melhores, talvez, nas mãos, porque é uma experiência para ele ainda nova", diz Arnaldo.

"Para o Abel, eu acho que a principal dificuldade é passar por essas etapas de pré-Libertadores logo no início. Se o Fluminense passa e vai para a fase de grupos, tem aquele desenvolvimento natural da temporada e acho nesse aspecto, comparando o desafio dos dois treinadores, o do Sylvinho maior pela inexperiência dele e não pela qualidade dos jogadores que o Corinthians contratou", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.