Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Alex pode virar involuntariamente sombra para o Ceni no São Paulo

Do UOL, em São Paulo

22/01/2022 04h00

O São Paulo decide hoje (22) uma vaga na final da Copa São Paulo diante do Palmeiras e tem como destaque nesta edição a presença de um técnico que fez sucesso justamente pelo rival, Alex, que já conseguiu resultados no comando do time sub-20 tricolor.

No podcast Posse de Bola #195, Arnaldo Ribeiro cita como a personalidade de Alex não causa rejeição de torcedores rivais. Para o jornalista, o trabalho dele, vencendo ou não a Copinha, pode ser considerado um sucesso e ele pode vir a ser, em breve, mesmo que de forma involuntária, uma sombra para Rogério Ceni no time principal.

Ouça também o boletim do Posse com Arnaldo e Tironi; exclusivo na Apple Podcasts

"Posso comparar com o técnico principal do São Paulo, o Rogério Ceni, contemporâneo ao Alex em termos de jogador. Você já vislumbrava no Rogério, como no Alex, a capacidade de treinar um time de futebol quando ele jogava, porém, pela trajetória, pelas características do Rogério, ele tem o oposto, tem a rejeição encarnada. Ele sempre esteve muito ligado a um time só, isso foi uma consequência da carreira", diz Arnaldo.

"É muito interessante essa convivência no mesmo clube de duas figuras —um no time principal e outro na base— que têm características completamente diferentes como profissionais no futebol. Um encarna a rejeição e o outro encarna a aceitação e acho que com isso pode até, durante esse ano de 2022, o Alex se tornar involuntariamente uma sombra para o Rogério no São Paulo", completa.

Arnaldo afirma que a trajetória de Alex como técnico já começou de forma positiva no São Paulo, com ele sabendo começar pelas categorias de base de um clube grande no qual não tem histórico anterior como atleta e convivendo com o técnico do time profissional que encontra rejeição até interna na passagem atual.

"Os dois se enfrentaram várias vezes, mas naquele momento épico do gol do chapéu do Alex no Morumbi, e ele fez aquele gol maravilhoso, não tripudiou do São Paulo. Está dirigindo o São Paulo e ninguém colocou isso no prato quando o Alex foi contratado pelo São Paulo", diz Arnaldo.

"É bem interessante essa situação e os dois vão ter que conviver, o técnico da base tem uma integração com o profissional, já aconteceu um pouco discretamente no final do ano passado e eles vão ter que conviver esse ano. A despeito do sucesso final do Alex na Copinha, campeão ou não, eliminado pelo Palmeiras com a torcida única ou não, vamos saber disso no sábado de noite. A trajetória dele como treinador começa bem", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.