Topo

Endrick: Tudo que você precisa saber sobre o fenômeno da base do Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

21/01/2022 04h00

Endrick, 15, virou assunto mundial. Quem acompanha futebol e por alguma razão ainda não conhecia o camisa 9 do Palmeiras na Copa São Paulo, não conseguiu escapar de saber de quem ele se tratava depois do golaço na quarta-feira (19), nas quartas de final do torneio.

Na vitória do Palmeiras por 5 a 2 sobre o Oeste, o atacante de 1,73 m de altura, nascido em Brasília, acertou uma bicicleta de fora da área e fez o terceiro do seu time na partida que levou o Palmeiras para a semifinal da competição.

É raro um jogador parecer estar tão pronto para o time profissional aos 15 anos, de modo que há muitas dúvidas sobre ele. O UOL Esporte lista aqui as respostas para algumas das questões mais comumente associadas à mais uma joia criada no Palmeiras.

Endrick pode jogar o Mundial de Clubes?

Pode. O regulamento da competição considera profissional qualquer atleta que tenha com seu clube algum tipo de relação de remuneração. É o caso de Endrick, que recebe salário, embora seu contrato de trabalho como jogador no Brasil seja considerado amador perante a lei local. Desse modo, o camisa 9 do Palmeiras na Copinha está apto para a maior competição mundial de clubes de futebol.

Endrick, joia da base do Palmeiras Imagem: Reprodução/Twitter

Endrick vai jogar o Mundial de Clubes?

Não. Se a inscrição fosse hoje, ele não estaria na lista. O Palmeiras enviará a lista na próxima segunda-feira (24). E é claro que pode sempre haver uma mudança de última hora. Mas, hoje, o clube não vê como hipótese nem mesmo que ele viaje com a delegação para pegar experiência e fazer parte do grupo —como Breno Lopes, não inscrito, fez no ano passado.

Quando Endrick poderá jogar nos campeonatos do Brasil? E na Copa Libertadores?

A partir de 21 de julho, quando completa 16 anos, Endrick pode assinar um contrato profissional com o Palmeiras e, assim, tornar-se legalmente apto para os campeonatos nacionais. Ou seja, poderá jogar uma boa parte do Campeonato Brasileiro se promovido para os profissionais.

Para jogar na Copa Libertadores, o jogador precisar estar apto a atuar em equipes profissionais de seu país. Ou seja: vale para o torneio continental o mesmo que vale para os torneios nacionais. Em outras palavras, ele só poderá jogar na Libertadores depois de junho.

Endrick vai ser promovido aos profissionais em 2022?

A tendência é que isso ocorra até um pouco antes de julho, para que ele vá se aclimatando com os companheiros. Ele já treinou com os profissionais, em 9 de janeiro, e deixou muito boa impressão. Entende-se no clube que ele está pronto para a promoção.

Endrick participa de jogo-treino com time profissional do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras corre risco de perder Endrick sem que ele nem mesmo jogue no profissional?

Em teoria, sim. Todos os principais clubes da Europa, se já não estavam, agora estão de olho no jogador. Mas o clube sente-se muito amparado pela palavra do atleta e de seu pai Douglas Souza. Souza é muito grato ao Palmeiras, que deu a ele um emprego como faxineiro na Academia de Futebol quando o garoto foi para a base do clube -algo que São Paulo e Santos se negaram a fazer. Souza não conseguiria se manter na capital paulista sem trabalho e não deixaria seu garoto de 11 anos sozinho.

Inevitavelmente, Endrick vai para algum gigante do futebol europeu no futuro. Mas o Palmeiras conta com a possibilidade de poder aproveitá-lo por pelo menos duas temporadas nos profissionais. Se ele for promovido neste ano, é bem possível que esse plano se realize, já que apenas aos 18, ele poderá jogar profissionalmente na Europa.

Acima de tudo, sempre que possível, Endrick afirma que tem como sonho jogar pelos profissionais do Palmeiras.

O Palmeiras já negocia valores contratuais com Endrick?

Oficialmente, ainda não. Mas fontes ligadas à diretoria afirmam que já existe um pré-acordo desenhado para ele, incluindo uma remuneração salarial de jogador de primeira linha, apenas esperando que ele atinja a idade mínima legal, em julho.

Qual avaliação Abel Ferreira faz sobre Endrick?

Endrick treina entre os profissionais do Palmeiras Imagem: Palmeiras/Twitter

No Palmeiras, nada é decidido sem a anuência de Abel. Portanto, se Endrick treinou com os profissionais, e o plano do Palmeiras é que ele seja promovido ao time principal no segundo semestre, é porque a avaliação do treinador é positiva. Douglas, pai de Endrick, disse em entrevista ao programa "Os Donos da Bola", da Band, que Abel se mostrou impressionado com o desempenho do garoto nos treinos.

Em quem Endrick se espelha?

Endrick admira muito Gabriel Jesus, do Manchester City (ENG), formado no Palmeiras, assim como ele. Mas o grande espelho de Endrick é Cristiano Ronaldo, do Manchester United (ENG).

"Ele é um fenômeno, sempre quer mais desafios. Assim como eu, ele gosta das partidas decisivas. Tenho a vontade de querer ser como ele, é um cara que batalha muito, que aparece nos momentos mais importantes", disse ele, em entrevista ao UOL Esporte.

Outro aspecto de Cristiano mirado por Endrick é o lado atlético. Assim como o português, Endrick gosta de treinar e se aprimorar fisicamente. "Isso eu pego dele também, de sempre querer trabalhar mais e ser mais forte. Ele sempre está querendo jogar mais e fazer mais gols. E eu estou tentando seguir a linha dele", diz.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Endrick: Tudo que você precisa saber sobre o fenômeno da base do Palmeiras - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Futebol