Topo

Goleira campeã olímpica do PSG se aposenta por desgaste mental, diz jornal

Stéphanie Labbé, goleira campeã olímpica do PSG, se aposenta do futebol aos 35 anos - Reprodução/PSG
Stéphanie Labbé, goleira campeã olímpica do PSG, se aposenta do futebol aos 35 anos Imagem: Reprodução/PSG

Do UOL, em São Paulo

20/01/2022 10h21

Campeã olímpica em 2021, a goleira canadense Stéphanie Labbé teve seu contrato rescindido com o Paris Saint-Germain na última quarta (19) e se aposentou do futebol aos 35 anos. A agora ex-jogadora decidiu pendurar as chuteiras para preservar sua saúde mental.

Contratada pelo clube francês em agosto do ano passado, Labbé foi uma das três finalistas do último prêmio da Fifa de melhor goleira do mundo. Após retornar de um período de férias em seu país, a canadense comunicou seu desejo de aposentadoria ao PSG motivado por questões de saúde mental, de acordo com o 'Le Parisien'.

A publicação francesa afirma que o clube, apesar de perder uma profissional de alto nível para o fim da temporada, quis apoiá-la "da melhor maneira possível". Em seu vídeo de despedida, a ex-goleira celebrou a carreira e fez agradecimentos, mas disse que o futebol a levou "a um dos momentos mais sombrios da vida."

"É hora de falar sobre um final. Esporte é tudo o que eu sei e tem sido a minha vida desde que me lembro", começou a canadense. "[Mas o] Futebol me trouxe muitas noites sem dormir e dias dolorosos, acabou com a minha confiança algumas vezes e induziu depressão e ataques de ansiedade", revelou.

Labbé também afirmou que em abril ela defenderá pela última vez o Canadá em uma partida oficial. A goleira fez parte do programa da seleção canadense por 20 anos, disputou três olimpíadas e conquistou duas medalhas (bronze no Rio e ouro em Tóquio). Ela encerrou a carreira depois de 13 anos atuando como profissional.

Após as Olimpíadas de Tóquio, a canadense já tinha falado a respeito de sua saúde mental ao site da Fifpro. "Quando soou o apito final e conquistamos o ouro, eu esperava um alívio imenso, mas não, nada... Passei as 48 horas após a final deitada em um quarto escuro. Só depois de uma pausa e quase um més após o evento, posso receber a medalha e sentir orgulho dela", contou, na ocasião.