Topo

Com Leipzig de olho, RB Bragantino segura trio assediado pela Europa

Artur durante partida do Red Bull Bragantino - Ari Ferreira
Artur durante partida do Red Bull Bragantino Imagem: Ari Ferreira

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

20/01/2022 04h00

O Red Bull Bragantino recebeu diversas sondagens, propostas, e até consulta do próprio Leipzig (ALE), principal time do projeto comandado pela multinacional, mas decidiu segurar três de seus principais jogadores visando a disputa da Copa Libertadores da América: o goleiro Cleiton, o zagueiro Léo Ortiz e o atacante Artur.

O trio atraiu interessados sobretudo na Europa, mas deixou claro desde o início que não negociaria nenhum dos três atletas ao menos até o meio do ano. O UOL Esporte confirmou a informação revelada pelo empresário Nick Arcuri em entrevista ao GE: o Leipzig é um dos interessados em Artur. As conversas estão em andamento, mas o atacante não deixa o clube nesta janela.

O Leipzig (ALE), porém, não tem nenhum tipo de soberania sobre o Bragantino para tirar jogadores da equipe brasileira. Há uma boa e estreita relação entre as diretorias, o que facilita a troca de informações, mas mesmo quando a filial alemã se interessa por um atleta da filial brasileira, prevalece a melhor proposta e o desejo do jogador. Claudinho, por exemplo, se transferiu para o Zenit (RUS).

A ideia do Red Bull Bragantino é não liberar nenhum dos atletas antes de ter ao menos uma ideia de quem pode ser a peça de reposição. O trio é considerado fundamental para a temporada 2022, que marca a estreia da equipe de Bragança Paulista na principal competição internacional das Américas.

Léo Ortiz, um dos capitães do time, foi alvo do Tigres (MEX) que fez uma proposta na casa dos R$ 50 milhões e também recebeu sondagem do Milan (ITA). As ofertas foram rejeitadas tanto pelo clube quanto pelo atleta, que sonha em disputa a Copa do Mundo do Qatar 2022 e vê a permanência no Bragantino como caminho certo para isso.

Vice-campeão da Copa Sul-Americana e sexto colocado no Brasileirão do ano passado, o Massa Bruta trouxe apenas um reforço para a nova temporada até o momento, o lateral José Hurtado, ex-Independiente del Valle (EQU). No entanto, confirmou a permanência efetivando a compra de três atletas que estavam emprestados ao clube: Helinho, ex-São Paulo, Luan Cândido, ex-Red Bull Leipzig, e Eric Ramires, ex-Bahia.