Topo

Big Brother Palmeiras: Com 23 vagas, quem são os 4 que não vão ao Mundial?

Elenco do Palmeiras em treino na Academia de Futebol  - Cesar Greco/Palmeiras
Elenco do Palmeiras em treino na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

20/01/2022 04h00

O Palmeiras tem hoje 27 jogadores em seu elenco profissional, sem contar os garotos que estão jogando a Copinha e devem subir para o time adulto. Mas o Mundial de Clubes só permite a inscrição de 23 jogadores. Assim, como no programa Big Brother Brasil, da TV Globo, quatro atletas vão ser eliminados no paredão que o técnico Abel Ferreira terá de formar.

E o número de ausentes ainda pode crescer, já que a data-limite para divulgação dos inscritos será dia 24. Até lá, algum improvável, mas possível reforço, pode chegar ao Palmeiras. O time viaja para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, no próximo dia 2. E estreia na semifinal do torneio no dia 8, contra o vencedor entre Al Ahly (EGI) e Monterrey (MEX) .

Com base no desempenho dos jogadores na última temporada e na importância que alguns deles vêm demonstrando ter para o técnico Abel Ferreira neste ano, o UOL Esporte fez uma análise sobre quem corre mais risco de não viajar ao Oriente Médio ou apenas ir a turismo, sem estar inscrito para jogar.

Há setores sem briga por espaço, como o gol, as laterais e a parte de criação de meio-campo. Mas atacantes, volantes e zagueiros estão em franca disputa por um espaço entre os inscritos.

Goleiros: Os três estarão na lista

O aumento de 22 para 23 inscritos nos campeonatos organizados pela Fifa teve como objetivo justamente comportar três jogadores para a posição mais específica do futebol. De modo que Weverton, Marcelo Lomba e Vinicius Silvestre têm passaporte carimbado.

Laterais: Dois para cada lado

Os quatro laterais que o Palmeiras têm hoje também têm vagas praticamente asseguradas na delegação: Mayke e Marcos Rocha, pelo lado direito. E Piquerez e Jorge, pelo esquerdo. Para não dizer que as vagas estão asseguradas, existe o fator versatilidade jogando contra a dupla da esquerda.

Renan, que é zagueiro, sabe jogar também como lateral-esquerdo. Então, existe a chance de Jorge, por exemplo, deixar de ser inscrito.

Zagueiros: Alguém do setor deve sobrar

m - Cesar Greco/Palmeiras - Cesar Greco/Palmeiras
Zagueiro Murilo assina contrato com o Palmeiras
Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Gustavo Gómez e Luan não precisam se preocupar. Absolutos no time de Abel, a dupla é certeza na lista. Mas, entre Renan, Kuscevic e Murilo, alguém ficará fora.

Renan, como já foi explicado acima, pode jogar como lateral-esquerdo, o que lhe dá vantagem numa disputa.

Se a medida para o corte for o aproveitamento por parte de Abel, evidentemente o recém-chegado Murilo é quem sobraria. Por esse parâmetro, Renan estaria assegurado. E a disputa deve acabar ficando mesmo entre o chileno e o novato, com chance maior de derrota para Kuscevic, que joga pela direita.

Volantes: Cinco jogadores para quatro lugares

É um setor com concorrência. Danilo e Zé Rafael formaram o meio ideal de Abel até hoje e não devem correr riscos. Patrick de Paula também foi muito utilizado pelo treinador em 2021.

Brigam por uma vaga Gabriel Menino e o recém-chegado Jailson. Menino é um jogador mais versátil mas jogou muito pouco em 2021. Por outro lado, Jailson é o único primeiro volante de origem do elenco. Não seria surpresa completa se Menino ficasse sem lugar. Mas também é bem possível que mais um novato, no caso Jailson, acabe não sendo inscrito.

Meias: Ninguém corre risco no setor de criação

a - Cesar Greco/ Palmeiras - Cesar Greco/ Palmeiras
Eduard Atuesta cobra escanteio durante treino do Palmeiras na Academia de Futebol
Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

Eduard Atuesta, mesmo recém-chegado, pelo que vem mostrando nos treinos não corre risco de ficar fora da lista. Pode, inclusive, por ser muito versátil, ficar com a vaga de Zé Rafael no time titular. Veiga e Scarpa também são nomes garantidos entre os inscritos.

Atacantes: Sete jogadores disputam cinco vagas

Aqui, Abel Ferreira vai quebrar a cabeça. É inimaginável Dudu e Rony não irem para a lista final. Mas talvez, eles sejam os únicos dois da linha de frente que estão garantidos.

Entre Deyverson, Breno Lopes, Wesley, Gabriel Veron e Rafael Navarro, a tendência é dois jogadores ficarem sem lugar na lista.

Por características, Deyverson, o talismã do tricampeonato da Libertadores, e o recém-chegado Navarro têm mais chances de vaga.

Breno Lopes, Wesley e Verón disputam uma vaga apenas. Dos três, Wesley foi quem mais jogou com Abel. Breno foi quem mais fez gols —inclusive o que garantiu o bi da Libertadores no torneio de 2020. E Veron, tratado como joia, foi decisivo ao fazer a jogada do gol de Dudu que levou o Alviverde à final da Libertadores de 2021 contra o Flamengo.

Assim como em 2020, quando não pôde ser inscrito, a tendência é que Breno Lopes fique fora. E entre Veron e Wesley, pela inteligência tática e o brilhantismo, é mais provável que Veron seja inscrito.