Topo

Santos evita 'novela' e busca renovação de zagueiro bem avaliado na Europa

Kaiky, zagueiro do Santos, durante treino no CT Rei Pelé. - Ivan Storti/Santos FC
Kaiky, zagueiro do Santos, durante treino no CT Rei Pelé. Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

19/01/2022 04h00

O Santos negocia a renovação do contrato de Kaiky, zagueiro titular absoluto do Peixe aos 18 anos. A ideia é evitar novas "novelas" nas tentativas de permanência de jogadores da base.

O Peixe conseguiu ficar com Marcos Leonardo, mas perdeu Kaio Jorge para a Juventus (ITA). No caso dos atacantes, o clube entrou no último ano de contrato sem acertar as renovações. Com Kaiky, o Santos se precavê. O vínculo do defensor termina em outubro de 2023.

Kaiky completou 18 anos no dia 12 de janeiro e agora pode ter um contrato de cinco anos corridos. O Santos cogitou estender o vínculo por apenas mais uma temporada, como fez com Ângelo, mas agora quer o maior tempo possível para o zagueiro.

Uma diferença na negociação pela permanência de Marcos Leonardo é a divisão dos direitos econômicos. O Peixe tinha 100% e cedeu uma parte pequena ao atacante. Com Kaiky, o Alvinegro só tem 70% e não pode abrir mão de mais nada. A multa no atual acordo é de 70 milhões de euros (R$ 441 mi).

Dessa forma, o Santos precisará reajustar consideravelmente o salário do Menino da Vila. O Peixe não descarta, mas evita pagar luvas ou comissão a empresários para renovações de contratos.

O Santos já avisou o empresário Giuliano Bertolucci sobre a intenção de se reunir para renovar com Kaiky, mas o agente está na Europa. A conversa com o executivo de futebol Edu Dracena será marcada quando ele voltar ao Brasil.

Europa de olho

Kaiky é monitorado por gigantes da Europa desde a base do Santos. O zagueiro soma convocações para categorias inferiores da seleção brasileira e foi capitão do sub-15. O Barcelona (ESP) é um deles.

Neste mês, o jornal espanhol "Marca" montou uma seleção com jovens que podem brilhar em 2022. E Kaiky foi o único brasileiro na lista, ao lado de Bazunu, Livramento, Kaiky, Inácio, Hickey, Tchouaméni, Wirtz, Gallagher, Sulemana, Madueke e Julián Álvarez.

Kaiky foi promovido ao elenco profissional do Peixe em fevereiro de 2021 e, já na primeira temporada, disputou 37 partidas.

Em recuperação da covid-19, o zagueiro deve desfalcar o Santos contra a Inter de Limeira no dia 26, fora de casa, pela primeira rodada do Campeonato Paulista.