Topo

Palmeiras 2022: O que já é possível concluir pelos treinamentos de Abel

Diego Iwata Lima

Do UOL, em São Paulo

18/01/2022 04h00

O Palmeiras deve adotar o 3-4-3 como esquema de jogo para 2022. É essa a tendência apontada pelos treinamentos realizados até agora, de acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa do clube —os treinos, por causa da pandemia de covid-19, continuam fechados para a imprensa.

Em todos os jogos-treinos realizados até agora, Abel Ferreira tem formado um tripé defensivo, como de hábito. Mas, sempre que possível, ele tem colocado um zagueiro na formação, e não um lateral. Gustavo Gómez e Luan são absolutos. Resta saber quem lhes fará companhia.

A preferência pelo 3-4-3 explica por que Abel Ferreira insistiu tanto para o clube contratar um zagueiro. Que, pela preferência dele, deveria ser canhoto, para atuar pelo lado esquerdo. Mas o clube não achou esse jogador. Até trouxe o chileno Valber Huerta, da Universidad Católica (CHI), que acabou reprovado no exame médico.

E desse modo, Murilo, recém-chegado do Lokomotiv (RUS), pode acabar conquistando um lugar, tendo a concorrência de Renan, único zagueiro canhoto do elenco inteiro.

Entre Zé Rafael, Atuesta, Piquerez e Scarpa, um vai sobrar

Na formação 3-4-3, dois jogadores são obrigatoriamente alas. Que não precisam ser necessariamente laterais. Basta lembrar que Scarpa foi ala na final da Libertadores contra o Flamengo, em novembro, com Piquerez improvisado como zagueiro pela esquerda.

Marcos Rocha é um atleta de total confiança do treinador. Danilo, até o momento, é incontestável no meio-campo. E Zé Rafael também está entre os mais queridos do português. Porém, a chegada de Atuesta pode mudar isso.

O colombiano chegou impressionando. Desde sua entrevista de apresentação, o meia demonstrou conhecimento tático, algo que Abel valoriza muito. E declarou ser um "8", o que no linguajar dos boleiros quer dizer segundo homem de meio-campo. Tal função desempenhada por Zé Rafael, que não veste esse número por acaso.

Voltando à final da Libertadores, o ala pela esquerda foi Scarpa. Mas com Piquerez em condições —e Jorge correndo por fora— é difícil imaginar Abel improvisando um jogador neste setor.

Trio de frente parece fechado, mas Navarro é cara nova

Raphael Veiga e Dudu, junto com Weverton e Gustavo Gómez, talvez sejam os quatro jogadores mais seguros no time titular. O camisa 23 é homem de confiança do técnico desde sua chegada. E Dudu, com sua regularidade e índice muito baixo de erros.

Resta saber quem será o homem-gol. Como não é segredo para ninguém, Abel, há duas temporadas, pede um centroavante de peso. Com a saída de Luiz Adriano dos planos, e com Deyverson sempre oscilante, a tendência é que Rony acabe mesmo mantido como titular da equipe.

Mas se não é de "peso", Rafael Navarro é, sem dúvida, um atleta de muito potencial. E Abel, vide o destaque que deu para jogadores da base desde sua chegada, não é de ignorar o potencial de jovens jogadores, muito menos escalar por causa de idade.