Topo

Inglês - 2021/2022

Chelsea empata com o Brighton e se complica em perseguição ao City

Jorginho, do Chelsea, em ação na partida contra o Brighton, pelo Campeonato Inglês  - Tony Obrien/Reuters
Jorginho, do Chelsea, em ação na partida contra o Brighton, pelo Campeonato Inglês Imagem: Tony Obrien/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/01/2022 18h55

O Chelsea empatou em 1 a 1 com o Brighton, hoje, no Falmer Stadium, em jogo adiantado pela 24ª rodada do Campeonato Inglês, e se complicou ainda mais na perseguição ao líder Manchester City.

Após abrir o placar com Ziyech no primeiro tempo, o time de Thomas Tuchel - eleito ontem melhor técnico do mundo pela Fifa - sofreu o empate no início do segundo tempo, com Webster, de cabeça, e amargou mais um empate na temporada.

O resultado distancia o Chelsea da briga pelo título inglês. O empate manteve o time de Thomas Tuchel, na terceira colocação, com 44 pontos, 12 pontos a menos em relação ao líder Manchester City. Os Citizens têm um jogo a menos em relação aos Blues.

Para completar, o Chelsea chega ao quarto jogo sem vitória pela competição nacional, com três empates e uma derrota. Já o Brighton está invicto há cinco jogos (duas vitórias e três empates).

O Chelsea volta a campo neste domingo, às 13h30 (de Brasília), para encarar o Tottenham pela 23ª rodada, no Stamford Bridge. Já o Brighton vai ao King Power Stadium enfrentar o Leicester, no mesmo dia, às 11h (de Brasília).

Lá e cá

Apesar de viverem momentos distintos na temporada, Chelsea e Brighton fizeram um primeiro tempo equilibrado, e marcado por boas intervenções dos sistemas defensivos. Ambas as equipes buscaram manter a posse de bola, trocar passes no campo adversário, mas esbarraram em sólidas defesas.

Vai de fora!

Com dificuldades para chegar ao gol de Sánchez, o Chelsea abriu o placar arriscando de fora da área. Aos 28 minutos do primeiro tempo, Ziyech tabelou com Kanté pela direita, finalizou de fora da área e mandou no canto esquerdo de Sánchez. O goleiro tocou na bola, mas não evitou o gol do camisa 22 do Chelsea.

Assim não...

O Chelsea cresceu após o gol, e teve pelo menos duas oportunidades de ampliar o marcador, mas finalizou mal. Aos 32 minutos, Jorginho pegou muito mal e mandou na arquibancada a finalização na entrada da área. Já aos 45, Hudson-Odoi desperdiçou belo passe de Lukaku ao também mandar por cima da meta de Sánchez.

Cabeçada certeira

O Brighton iniciou o segundo tempo pressionando o Chelsea, e chegou ao empate logo aos 15 minutos. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Webster se livrou da marcação e cabeceou forte no meio do gol, sem chance para o goleiro Kepa.

O arqueiro do Chelsea tinha evitado o empate do Brighton no lance anterior, ao defender um chute de Mac Allister que desviou em Jorginho.

Muralha

Precisando da vitória para seguir sonhando com o título inglês, o Chelsea se lançou ao ataque, mas esbarrou na "muralha" do Brighton. O Chelsea tentou pelos lados, em jogadas em velocidade e até em chutes de fora da área, mas sem sucesso.

O empate mantém o Chelsea na terceira colocação, que pode ver o Manchester City abrir 15 pontos de vantagem ao final da 24ª rodada.