Topo

Troco de Lewa e técnicos do Chelsea: Confira todos os prêmios do The Best

Do UOL, em São Paulo

17/01/2022 17h04

A Fifa distribuiu hoje (17), em cerimônia sem público realizada em Zurique, na Suíça, as premiações do futebol mundial feminino e masculino do ano de 2021. Robert Lewandowski e Alexia Putellas foram eleitos os melhores do mundo, mas teve muito mais. Confira abaixo todos os premiados.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

Christine Sinclair é homenageada

A atacante foi homenageada na abertura do The Best pela importância de sua carreira. Aos 38 anos, ela é a maior artilheira da história das seleções (femininas ou masculinas), com 188 gols marcados pelo Canadá. Em 2021 ela foi campeã olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Christiane Endler e Édouar Mendy são os melhores goleiros

A chilena Christiane Endler conquistou o primeiro grande prêmio individual da carreira, muito pelos serviços prestados ao PSG, coroado campeão francês no meio do ano (hoje ela defende o Lyon).

No masculino, o vencedor foi Mendy, do Chelsea. Ele superou Donnarumma e Neuer e teve coroado o trabalho que já havia sido fundamental para o time inglês na conquista da Liga dos Campeões, na qual ficou nove partidas sem sofrer gols.

Golaço de letra ganha o Prêmio Puskás

Um raro gol de letra foi eleito o mais bonito do ano de 2021 pela Fifa e levou o Prêmio Puskás. O autor foi Erik Lamela, que marcou o golaço no finalzinho de um clássico entre Tottenham e Arsenal pelo Campeonato Inglês —ele hoje defende o Sevilla. Veja o gol abaixo:

Emma Hayes, melhor treinadora do futebol feminino

A inglesa Emma Hayes, treinadora do Chelsea, ficou com o prêmio de melhor treinadora do futebol feminino. Ela vem de uma temporada com três títulos (Campeonato Inglês, FA Cup e Copa da Liga feminina), mas o prêmio ainda assim surpreendeu, pois o favorito era o espanhol Lluis Cortés, eleito em agosto o melhor da Europa e vencedor de outra tríplice coroa com o Barcelona, esta com a Champions League.

Thomas Tuchel, melhor treinador do futebol masculino

O Chelsea fez a dobradinha dos técnicos no The Best, pois além de Hayes, Thomas Tuchel também foi premiado. Ele venceu a Liga dos Campeões da Europa com o Chelsea e levou a melhor sobre Roberto Mancini (vencedor da Euro com a Itália) e Pep Guardiola (campeão inglês e da Copa da Liga com o Manchester City).

Dinamarqueses e islandeses levam Fifa Fans Awards

Os torcedores da Dinamarca e da Islândia foram homenageados pelo comportamento no jogo da Eurocopa em que Christian Eriksen sofreu um ataque cardíaco. O prêmio foi entregue pelo ex-goleiro brasileiro Júlio César.

Marta no time ideal feminino

A equipe ideal do futebol feminino mundial em 2021, segundo a Fifa, teve Christiane Endler (a melhor goleira no The Best); Bronze, Renard, Bright e Eriksson na defesa; Banini, Lloyd e Bonanser no meio-campo; e Miedema, Alex Morgan e a camisa 10 da seleção brasileira Marta no ataque. As três finalistas para melhor do mundo ficaram fora desta escalação.

Time ideal masculino tem quatro atacantes

A FIFPro (Federação Internacional de Futebolistas Profissionais) parece acreditar que a melhor defesa é o ataque, afinal escalou sua equipe ideal de 2021 com quatro atacantes. O time tem Donnarumma no gol (e não Mendy, o melhor goleiro do The Best); Rúben Dias, Bonucci e Alaba como zagueiros; Kanté, Jorginho e De Bruyne no meio; e um quarteto fantástico com Messi, Haaland, Lewandowski e Cristiano Ronaldo.

Alexia Putellas confirma favoritismo e é a melhor do mundo

Dois meses após vencer o Ballon D'or da France Football, a favorita Putellas levou também o prêmio da Fifa de melhor jogadora do mundo. E nem era para menos: a meia-atacante de 27 anos brilhou no Barcelona e conquistou uma tríplice coroa (Champions League, Campeonato Espanhol e Copa da Rainha).

Lewandowski dá o troco em Messi e leva o melhor do mundo

Há dois meses Messi havia vencido o Ballon D'or da France Football, mas hoje foi a vez de Lewandowski "dar o troco" e ser eleito pela Fifa como o melhor do mundo em 2021. O atacante do Bayern e da seleção polonesa fez impressionantes 69 gols no ano passado, com média de um por jogo, bateu vários recordes e agora soma o segundo The Best da carreira.

Cristiano Ronaldo também leva troféu

O português pode não ter sido finalista do melhor do mundo, mas foi homenageado pela carreira. Em 2021 ele se tornou o maior artilheiro da história das seleções masculinas ao chegar ao 115º gol por Portugal, e neste ano tem a missão de classificar a seleção à Copa do Mundo no Qatar.