Topo

Dracena elogia Goulart e quer Marcos Leonardo como 'novela final' no Santos

Edu Dracena e Ricardo Goulart em treino do Santos - Ivan Storti/SFC
Edu Dracena e Ricardo Goulart em treino do Santos Imagem: Ivan Storti/SFC

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

17/01/2022 13h53

O executivo de futebol Edu Dracena falou pela primeira vez sobre a chegada de Ricardo Goulart ao Santos em entrevista coletiva hoje (17), na Vila Belmiro.

Edu foi o protagonista da negociação difícil pelo meia-atacante de 30 anos. E está animado pelo "pacote" que o reforço traz ao Peixe.

"Joguei com o Ricardo Goulart por pouco tempo e sei do profissionalismo e do que envolve o Ricardo Goulart. É o pacote. Profissional de extrema qualidade, um ser humano maravilhoso, com profissionalismo extremo. O pacote Ricardo Goulart é importante para nós. Jovens verão um atleta de seu gabarito chegando cedo, com pré-treino, com complemento depois do treino... Será muito importante para o nosso elenco. O nome em si já se fala muito. Falo sempre que jogador ganha jogos e grupo ganha campeonato. Estamos fazendo um grupo forte com Goulart, João Paulo, Marinho... Queremos montar grupo forte e coeso", disse Edu Dracena, antes de minimizar o investimento dos rivais de São Paulo.

"Nosso processo é de reestruturação, requer um pouco de tempo e alguns clubes estão na frente, mas Santos não deve para ninguém. Quando juiz apita, é 11 contra 11 e não investimento maior. Com fome de ser campeão, não importa. Fui campeão em elencos menos badalados e vi badalados não chegarem em lugar nenhum. Estamos conscientes sobre o que fazer no dia a dia".

O chefe do departamento de futebol do Santos também comentou sobre a negociação pela renovação do contrato de Marcos Leonardo até 2026. As conversas duraram um ano.

Edu Dracena quer que o Peixe não fique mais refém dos jogadores e empresários. A ideia é só subir ao elenco profissional quem tiver vínculo longo com o clube.

"Atleta com contrato curto nós vamos renovar e aí sim colocar na vitrine. O Santos não vai mais fazer como fazia, subindo profissionais de contrato curto e dificultando a renovação. Ainda bem que conseguimos renovar com Marcos Leonardo e agora a filosofia vai mudar. Tem que subir com contrato longo para que possam performar, dando potencial financeiro ao clube numa futura venda. Temos atletas com contrato até dezembro e vamos analisar para renovar. E vamos reformular a metodologia da base, para mudar o pensamento. Que eles vistam a camisa do profissional para fazer história e não só ficar de passagem. Não é da noite para o dia, mas colocaremos isso na cabeça dos atletas e do estafe dos atletas", concluiu Dracena.

A próxima renovação do Santos deve ser a do zagueiro Kaiky, de 18 anos. O contrato do Menino da Vila termina em novembro de 2023.