Topo

OPINIÃO

Menon: 'São Paulo é nota 6 no mercado da bola e falha em dois pontos'

Do UOL, em São Paulo

14/01/2022 15h37

O São Paulo tem se mostrado ativo na janela de transferências, mesmo passando por dificuldades financeiras. Até o momento, o Tricolor acertou com cinco jogadores: o goleiro Jandrei, o lateral-direito Rafinha e os meio-campistas Alisson, Patrick e Nikão. Mesmo com tantas caras novas, o clube ainda tenta trazer mais alguns nomes.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte com as últimas novidades do Tricolor no mercado da bola, os jornalistas Marcelo Hazan e Menon fizeram um balanço da atuação do São Paulo ao reforçar seu elenco. Ambos aprovaram a postura do Tricolor, mas ainda consideram que o quadro pode melhorar.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

"Daria uma nota 6 [para o mercado do São Paulo]. Conseguiu uma coisa importante, que era uma meta desde o ano passado: mudar o perfil do time, para que ele fosse mais ligado, aguerrido, que busque mais a vitória. O time do ano passado e do anterior era meio blasé. Na fase final do Brasileirão, quando poderia chegar na Libertadores, sofreu derrotas inacreditáveis, como para América-MG e Grêmio", avaliou Menon.

Hazan concorda e vê o Tricolor acertar em alguns pontos, mas sem resolver até o momento algo que havia definido como prioridade. "Também acho que está na média. Fez movimentações boas, mas ainda precisa realmente de um ponta. É a principal carência que vejo no elenco. Era a prioridade máxima do São Paulo no início do mercado buscar esse jogador", destacou.

Menon explicou o lado positivo das contratações feitas pelo Tricolor até o momento, mas também expôs suas preocupações. "Com a contratação de Rafinha, Nikão e Patrick, dá outro estilo ao time. Fica mais aguerrido, brigador. A meta era essa e, nesse ponto, acho que o mercado foi bom. Mas está falho em outros dois. O primeiro é a busca por um ponta, o que o Rogério Ceni pediu desde o começo. Tentou com o Soteldo e não deu certo. O São Paulo continua no mercado em busca de um jogador menos conhecido", disse.

O colunista do UOL apontou outro problema para o qual o Tricolor ainda não encontrou uma solução: seu sistema defensivo. "O segundo é o zagueiro. O Arboleda vai muito para a seleção equatoriana. O Miranda tem 37 anos. O Leo é um bom jogador, mas está meio deslocado. O Diego Costa não foi um jogador constante no ano passado", opinou.

Menon acrescentou que o São Paulo também deveria concentrar seus esforços na busca por um volante. "Falta um mais forte, porque só tem o Luan nesse espírito de contenção. Os outros jogadores de meio-campo são mais criativos, como o Rodrigo Nestor, que é um grande atleta. O Liziero saiu, e ele poderia fazer um pouco essa parte", ressaltou.

O colunista do UOL mostrou o que falta para o mercado da bola são-paulino ser perfeito. "Para o São Paulo fazer um mercado nota dez, faltam essas três contratações. A de um zagueiro e de um volante são mais para compor o elenco. O atacante é para disputar posição. O São Paulo se ressente da falta de velocidade e de amplitude do time", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na sexta-feira (21), às 14h (horário de Brasília), com a análise das últimas novidades do Tricolor e a movimentação no mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.