Topo

Vasco

Vasco: volante Yuri testa positivo para covid e é afastado dos treinos

Yuri Lara, volante do Vasco - Rafael Ribeiro/Vasco.com.br
Yuri Lara, volante do Vasco Imagem: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

13/01/2022 12h27

O Vasco informou, hoje (13), que o volante Yuri Lara testou positivo para covid-19 e foi afastado de forma imediata das atividades no CT Moacyr Barbosa.

Segundo o clube, "por estar assintomático, Yuri será reintegrado ao grupo na próxima segunda-feira (17), iniciando o protocolo de volta às atividades, que prevê avaliações cardiológicas e treinamentos indoor nos primeiros dias pós-retorno da covid-19".

O jogador é o segundo caso positivo desde o início da pré-temporada. O equatoriano Jhon Sánchez teve o vírus detectado no último dia 8, e ainda não foi reintegrado.

"Pelo fato de já ter cumprido os sete dias de isolamento, o Jhon Sánchez já estaria apto a retornar, porém ainda apresenta sintomas gripais. Diante disso, seu retorno aos trabalhos com o grupo está condicionado a ausência de sintomas por 24 horas", explicou o diretor médico Gustavo Caldeira, ao site oficial.

Nos exames realizados no retorno do elenco, Nenê, Leo Matos, Riquelme e Thiago Rodrigues testaram positivo. Além disso, Galarza e Cangá também se mostraram infectados ainda em seus países de origem, Paraguai e Equador, respectivamente. Eles já retornaram aos treinos.

Veja nota do Vasco:

"Seguindo o protocolo elaborado pelo Departamento de Saúde e Performance no início da temporada, os jogadores do elenco profissional do Vasco da Gama foram submetidos nesta semana a uma nova rodada de testes da Covid-19.

Os resultados finais dos mesmos foram conhecidos na tarde desta quinta-feira (13/01) e apenas um atleta teve diagnóstico positivo, o volante Yuri. O jogador foi afastado de forma imediata das atividades no CT Moacyr Barbosa, na Cidade de Deus.

Por estar assintomático, Yuri será reintegrado ao grupo na próxima segunda-feira (17), iniciando o protocolo de volta às atividades, que prevê avaliações cardiológicas e treinamentos indoor nos primeiros dias pós-retorno da Covid-19.

- Para minimizarmos o contágio interno, distribuímos borrifadores com álcool 70%, aumentamos a cobrança do uso de máscaras em ambientes indoor e redistribuímos a cartilha para controle da Covid 19. Além das medidas comportamentais, colocamos em prática testagens periódicas e busca ativa de contactantes sintomáticos. Passamos a utilizar também os protocolos validados pelo CDC (Centre of Disease Control) para afastamento e retorno pós-infecção. Vale lembrar que todo atleta no retorno pós-infecção por COVID-19 faz exames cardiológicos, para rastreio de alterações miocárdicas agudas e sequelas - afirmou o diretor médico Gustavo Caldeira, explicando na sequência como anda a recuperação do equatoriano Jhon Sánchez.

- Pelo fato já ter cumprido os sete dias de isolamento, o Jhon Sánchez já estaria apto a retornar, porém ainda apresenta sintomas gripais. Diante disso, seu retorno aos trabalhos com o grupo está condicionado a ausência de sintomas por 24 horas - finalizou
".

Vasco