Topo

Vasco

Vasco goleia Joinville e avança à 3ª fase da Copinha com artilheiro e 100%

Figueiredo comemora seu gol sobre o Joinville na Copinha: atacante do Vasco é o artilheiro da competição - Roberto Zacarias / Twitter do Vasco
Figueiredo comemora seu gol sobre o Joinville na Copinha: atacante do Vasco é o artilheiro da competição Imagem: Roberto Zacarias / Twitter do Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/01/2022 12h52

O Vasco novamente se impôs na Copa São Paulo, goleou o Joinville por 4 a 0 em Santana de Parnaíba (SP) e avançou para a terceira fase da competição, onde enfrentará Audax Osasco ou Ska Brasil, que duelam nesta quinta-feira (13) à tarde. Os gols foram feitos por Andrey, Figueiredo, Julião e Pimentel.

A equipe do técnico Igor Guerra segue com 100% de aproveitamento na Copinha, o melhor ataque com 23 tentos e Figueiredo é o artilheiro isolado do torneio, agora com sete gols. Além disso, o Cruzmaltino chegou a 20 jogos de invencibilidade na competição. A sequência vem desde 2019, na campanha do vice-campeonato (perdeu a final nos pênaltis após empate no tempo regulamentar).

O Vasco atuou novamente no estádio Municipal de Santana de Parnaíba (SP) - assim como havia feito durante toda a fase de grupos - por ter terminado como líder do Grupo 24. Na partida de hoje, os Meninos da Colina dominaram os 90 minutos e, no primeiro tempo, enfileiraram chances perdidas. Foram três bolas na trave e mais duas oportunidades de frente para o gol.

O placar só foi aberto aos 44 minutos da etapa inicial, quando Vinícius fez linda jogada na linha de fundo direita e cruzou rasteiro para trás, encontrando o talentoso volante Andrey, que escorou com categoria para o fundo da rede.

O segundo saiu aos 14 do segundo tempo, quando JP Galvão fez grande lançamento e encontrou o artilheiro Figueiredo, que deu um toque sutil, suficiente para tirar do goleiro do Joinville e ampliar.

Após o 2 a 0 e com o controle do jogo, o técnico Igor Guerra passou a poupar alguns de seus principais atletas e fez substituições sacando Figueiredo, Vinícius, Marcos Dias, Andrey, Marlon Gomes e JP Galvão. Um dos que entraram foi o veloz e habilidoso atacante Juan Batata, que fez linda jogada na linha de fundo, cruzou e encontrou o lateral esquerdo Julião, que chegou fuzilando para ampliar para 3 a 0 aos 34.

No fim, o zagueiro Eric Pimentel — filho do ex-lateral do Vasco — se arriscou ao ataque e, da intermediária, experimentou um chutaço. A bola quicou no gramado sintético e deu uma enganada no goleiro do Joinville, fazendo o 4 a 0. Após a partida, ele se emocionou ao dedicar o gol à sua mãe Elaine, que faleceu ano passado.

"O gol foi para minha mãe, que faleceu ano passado. Ela sempre falou para mim que meu sonho Deus vai realizar na minha vida. Quero agradecer as orações dela. Tudo que ela fez por mim, hoje posso colocar em prática", declarou o zagueiro ao Sportv, depois dando um recado direto à ela:

"Lá do céu eu sei que a senhora está me vendo. Obrigado por tudo, te amo!".

A data da partida do Vasco pela terceira fase da Copa São Paulo ainda não foi definida pela organização do evento.

Vasco