Topo

D'Alessandro ganha camisa 10, define dia do adeus e sonha com título

Ricardo Duarte/SC Internacional
Imagem: Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

13/01/2022 14h58

D'Alessandro é o novo velho camisa 10 do Internacional. Hoje (13), o meia foi apresentado outra vez como jogador do clube gaúcho e falou sobre o retorno a Porto Alegre para encerrar a carreira. O argentino definiu 30 de abril de 2022 como data da aposentadoria, mas afirmou que volta ao estádio Beira-Rio "zerado de títulos" e com o sonho de conquistar o Gauchão para embalar o adeus.

Aos 40 anos, D'Alessandro assinou com o Inter por quatro meses depois de deixar o Nacional, do Uruguai. O meia terá salário de cerca de R$ 50 mil.

"Eu não voltei ao Inter pelo o que ganhei. Voltei porque a diretoria e o treinador, e o treinador, e o grupo estão convencidos que eu posso contribuir. De alguma maneira. Seja fora ou dentro (de campo). A partir disso, é só ajudar. E vai ser como o primeiro Gauchão que joguei, lá em 2009. A gente ganhou o campeonato invicto com Taison… A mim, todos os títulos são importantes, mas volto zerado. Zerado. E preciso ganhar", disse o meia.

D'Alessandro falou por quase uma hora e ao longo da entrevista, detalhou o processo de negociação para voltar ao Inter. Repetiu, mais de uma vez, que volta para ajudar e disse aos dirigentes que não vai "incomodar".

"Conversei com o Medina e se ele vai me usar ou não, fica em segundo plano. Eu preciso treinar e me sentir bem nesses últimos quatro meses como jogador. Eu me sinto atleta. Se ele precisar de mim por dois minutos, vou estar à disposição. Se precisar de 20 minutos também. E se não precisar, também vou ajudar. Tenho um trabalho importante que é comprometer o grupo a ganhar um título. E começa pelo Gauchão. Faz seis anos que não ganhamos e esse clube é muito grande, precisa ganhar", declarou D'Alessandro.

Em outro trecho, o meia revelado pelo River Plate afirmou que não cogita prorrogar a carreira até o final de 2022.

"Vou jogar quatro meses, vou ajudar no que puder. Em 30 de abril vou ficar sem contrato e vou para casa descansar. Vou sair de férias. Vou continuar ajudando o Inter, indo aos jogos. Sou um atleta e torcedor, que está trabalhando aqui, mas a partir de 1º de maio vou deixar de fazer uma coisa que me preparei muito, muito para fazer. Muito trabalho, empenho, muita coisa deixada de lado. O futebol nos tira isso, nem estou reclamando, mas tira mesmo. Aniversário dos filhos, família. A gente vai ter muito tempo para isso, mas hoje posso dizer que minha trajetória no futebol vai terminar no dia 30 de abril", afirmou.

Mais adiante, perguntado outra vez sobre a possibilidade de ficar no Inter até dezembro, D'Alessandro reiterou: vai se aposentar ao final de abril.

"Eu sou um cara de palavra. Sou um cara que não tem… Na minha carreira, não teve nada cinza. É branco ou preto. Só há um caminho. Estou bem decidido. Minha trajetória termina em 30 de abril. Se eu continuar com tesão (de treinar e jogar futebol), vou ter que fazer outra coisa. Vou continuar indo na academia, correndo. Não vou deixar de treinar, eu gosto disso. Mas atleta de elite… O tempo passa. O tempo passa e está passando para mim também. Eu sei disso. Eu sou consciente disso, não quero mostrar uma coisa que eu não possa mostrar. Eu estou aqui para ajudar. Até 30 de abril. A partir de 30 de abril, vou ver o que eu faço", declarou D'Alessandro.

O Internacional estreia na temporada diante do Juventude, em Caxias do Sul, no dia 26. Além da volta de D'Alessandro, o time tem como novidades Igor Liziero, emprestado pelo São Paulo, e Wesley Moraes, cedido pelo Aston Villa, da Inglaterra. O clube ainda busca pelo menos mais três reforços no mercado da bola: um lateral direito, volante e meia-atacante.