Topo

OPINIÃO

Colunistas: Coutinho e Daniel Alves mereciam ter sido convocados por Tite?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

13/01/2022 14h48

O técnico Tite realizou na manhã de hoje (13) a primeira convocação de 2022 para os próximos jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias da Copa do Mundo deste ano, no Qatar. A equipe enfrenta o Equador no dia 27 de janeiro e encara o Paraguai em 1º de fevereiro.

Da lista de 25 jogadores, Daniel Alves, do Barcelona, e Philippe Coutinho, do Aston Villa, estão entre os nomes mais contestados pelos internautas. E aí, será que eles mereciam ter sido convocados pelo técnico Tite? Os colunistas do UOL Esporte responderam. Confira:

Daniel Alves é pela carência na posição, ainda mais considerando que Danilo vem de lesão e não tem atuado pela Juventus com regularidade. Coutinho é preferência do Tite, por acreditar na recuperação de um dos jogadores mais importantes da passagem do treinador pela seleção, desde 2016.
ANDRÉ ROCHA

Tite e comissão técnica têm critérios, que serão colocados lá na frente pro bem e pro mal. O momento deles não é bom, mas eles Coutinho e Daniel devem crescer com sequência de jogos.
ANDREI KAMPFF

Daniel Alves e Coutinho mostram a falta de soluções novas para problemas antigos da seleção. Everton Ribeiro também poderia entrar nesta lista de jogadores que não mostram futebol neste momento, mas são lembrados pelo passado.
DANILO LAVIERI

Convocações não são feitas só por "merecimento". É necessário pensar de forma ampla e no objetivo final: a Copa. Daniel Alves joga em uma posição carente, tem experiência, bagagem. É um cara importante. Coutinho, creio, é menos fundamental para a seleção. Mas Tite entende que o meia é importante, dá coisas que outros não dão, e quer tentar. A tentativa é válida.
JULIO GOMES

Coutinho está na cota da "gratidão feat. Rehab" da teimosia que faz do Tite besta e bestial. Mas no mundo real, não tem justificativa esportiva para a convocação do meia. Já Daniel Alves fica com uma vaga jamais ocupada: não tem lateral-direito que pegue a camisa e não largue. Uma grande lacuna.
MARÍLIA RUIZ

Coutinho não vive uma fase que justifique a convocação, mas pelo menos dá para acreditar que em algum momento seu futebol vai aparecer. Já a convocação de Daniel Alves é um entrave a uma renovação que poderia ser feita já.
MARLUCI MARTINS

Pelo momento, não. Mas seleção é muito mais que momento. Se Tite confia, que convoque. Errado será morrer abraçado com jogador que não rende. Foi assim com Fred, que estava contundido, em 2018.
MENON

Errou feio, mais uma vez, em chamar o apagadíssimo Philippe Coutinho. A vaga deveria ser do Hulk, óbvio, o melhor jogador da temporada passada. Quanto a Daniel Alves, jogando como lateral-direito, ele ainda pode sim encarar mais uma Copa, por isso acho justa a convocação.
MILTON NEVES

Pelo futebol que ambos têm apresentado recentemente, não merecem. Ao chamá-los, Tite apenas confirma que não convoca exclusivamente os melhores em cada posição. O treinador leva em conta outros fatores, como sua confiança nos atletas e chances que enxerga de evolução. Entendo que ele tenha razões estratégicas para justificar as duas convocações. Mas eu não chamaria os dois.
PERRONE

Coutinho participou de duas jogadas de gol nesta temporada. Daniel Alves acabou de encerrar um período de mais de quatro meses de inatividade. Acho que essas informações bastam, não?
RAFAEL REIS

Convocação de Daniel Alves é uma piada de mau gosto. Tite não viu o baile que ele levou do Vinícius Jr.? Coutinho não joga nada há séculos. Outra convocação absurda. Mais um "fantasma" de 2018 do qual o técnico não se livra.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Não, Tite errou ao chamar Daniel Alves e Philippe Coutinho. O lateral direito disputou apenas 3 jogos nos últimos 4 meses. Seria melhor testar outro jogador agora. Já Coutinho atravessa uma péssima fase há pelo menos três temporadas. Cedo demais para acreditar nele agora.
RODOLFO RODRIGUES

Pelo momento obviamente não. São jogadores com potencial para ainda serem importantes para a Seleção, mas precisam mostrar isso no presente. Acabam tirando vaga de outros jogadores, apesar de não podermos descartá-los totalmente.
RODRIGO COUTINHO