Topo

Paulista - 2022

Governo de SP determina que Paulistão comece com público reduzido em 30%

Do UOL, em São Paulo (SP)

12/01/2022 13h27Atualizada em 12/01/2022 15h10

O Governo de São Paulo comunicou hoje, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, a determinação que a partir do Campeonato Paulista 2022 — que tem data de início no dia 23 de janeiro — os eventos esportivos tenham capacidade de público reduzido em 30%.

"Com a volta do Campeonato Paulista, no dia 23, a partir desta data o limite é de 70% de ocupação dos estádios. Isso compete ao Governo do estado, não é decisão municipal, é uma determinação. Quero lembrar das obrigatoriedades: uso de máscara, certificado da vacina e disponibilização dos clubes mandantes de álcool em gel", disse o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

João Doria (PSDB) afirmou que as novas medidas são uma resposta para o avanço de casos positivos de coronavírus em São Paulo.

"Após a constatação de uma alta elevação nos números de casos de coronavírus em São Paulo, o Governo recomenda que organizadores de eventos públicos, especialmente os moscais e esportivos reforcem medidas preventivas para evitar a disseminação da covid", ressaltou.

A partida de abertura do Paulistão 2022 é o duelo entre Novorizontino e Palmeiras, no estádio Jorjão, em Novo Horizonte, às 16h (de Brasília).

O governador concluiu dizendo que a medida é uma determinação 'bastante razoável' e que foi elaborada com o próprio presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Bastos.

"No caso do futebol, é uma determinação. A própria Federação Paulista de Futebol (FPF), na figura de seu presidente, Reinaldo Bastos, compreendeu bastante bem. É bastante razoável. Todos querem que torcedores, atletas, comissões técnicas, patrocinadores, fornecedores estejam protegidos, bem e com vida. É assim que o futebol se mantém como paixão nacional, mas também protegendo vidas", finalizou.

A FPF ainda não se manifestou oficialmente sobre a diretriz. Nos bastidores, a entidade tem adotado o discurso de que irá acatar as determinações das autoridades. Até esta tarde, a entidade estudava marcar uma reunião com seu comitê médico para discutir possíveis alterações nos protocolos da covid-19.

Clubes afetados pela covid

O São Paulo se reapresentou sem quatro jogadores e diagnosticou mais sete casos na primeira bateria de exames de 2022, feita na terça-feira (11). Neste cenário, o técnico Rogério Ceni tem apenas dois terços do elenco principal à disposição no começo do ano -o time estreia na temporada em duas semanas, no dia 27.

No Palmeiras, só no elenco principal já são dez atletas afastados da pré-temporada após testes positivos, o que obrigou Abel Ferreira a completar os treinos com garotos da base -o time já tem jogo marcado para o dia 26. A conta aumenta com as categorias de base, porque a equipe que disputa a Copinha está desfalcada de cinco atletas isolados, incluindo o atacante-sensação Endrick.

O Corinthians abriu a pré-temporada sem Jô, Renato Augusto e Willian, mas os meias já testaram negativo e foram reintegrados. O Inter tem um caso positivo (Gabriel Mercado, que ainda está na Argentina) e outro suspeito (Boschilia). Já o Flamengo só tem um atleta afastado (Matheuzinho).

CBF admite recuar

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já admitiu que pode endurecer o protocolo para as partidas da temporada 2022 após a explosão de casos da variante Ômicron.

A isenção de testes para vacinado e com alguns níveis de anticorpos deve cair no caso de jogadores e funcionários de equipes. A presença de público será analisada de acordo com as posições de autoridades públicas.