Topo

OPINIÃO

Iwata: Endrick é um fenômeno para ser do tamanho do Neymar em talento

Do UOL, em São Paulo

12/01/2022 04h00

Os torcedores do Palmeiras estão entusiasmados com o desempenho de Endrick na Copa São Paulo de Juniores. O atacante, de apenas 15 anos, tornou-se destaque da equipe na tradicional competição de base ao marcar quatro gols em apenas dois jogos. As atuações do garoto já chamaram a atenção de clubes europeus.

Na Live Especial do UOL Esporte, os jornalistas Danilo Lavieri e Diego Iwata Lima falaram sobre a ascensão de Endrick. Para ambos, o atacante não deve sair tão cedo do Palmeiras. Porém, a torcida deve se preparar para vê-lo por um curto período no time profissional do Verdão, já que o assédio promete ser intenso.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

"O Endrick é um fenômeno. Ele tem mais coisas de Romário e Ronaldo do que de Vinicius Júnior. É muito menos fantasia e mais definição. É pequeno, baixo e decide logo as jogadas. Ele vai ser vendido. O que é bom para o palmeirense: ele e o pai têm uma gratidão muito grande ao Palmeiras e ele quer jogar no time profissional. O que deixa o palmeirense preocupado: Wagner Ribeiro está aconselhando a família do Endrick neste momento", disse Iwata, citando o empresário responsável pelas idas de Neymar, Robinho, Kaká e Lucas Moura, entre outros, para o futebol europeu.

Iwata enxerga um grande potencial no jovem atacante, maior do que outro jogador que também chamou a atenção quando atuou pelas categorias de base do Verdão. "Comparando com Gabriel Jesus, acho que o Endrick será bem maior. Um fenômeno para ser do tamanho do Neymar em termos de talento. Vai ser maior do que o Vinicius Júnior, que não está sendo pouca coisa", analisou o repórter do UOL.

A imprensa europeia já trata Endrick como um "novo Vinicius Júnior", em uma comparação com o atacante do Real Madrid que tem se destacado nesta temporada. Para Lavieri, o atacante do Palmeiras tem características mais parecidas com a de outros atacantes. "Há muitas comparações com Vinicius Júnior. Acho que está mais para Ronaldo ou Romário. O Vinicius Júnior é mais leve e rápido. O Endrick é finalizador e sabe o que fazer dentro da área", avaliou o colunista do UOL.

Iwata destacou que, apesar do alvoroço em torno do jogador, Endrick ainda deve continuar no Palmeiras por alguns anos. "Ele vai ser vendido em um dado momento. O Wagner Ribeiro vai participar dessa transação, muito possivelmente, mas se depender da família do Endrick, não vai ser de imediato assim que ele subir. Acho que ele joga uma temporada ou duas, pelo menos", afirmou.

Lavieri lamentou que os clubes brasileiros não tenham condições de segurar seus jovens talentos diante do assédio dos clubes europeus —e, principalmente, dos valores oferecidos por eles. "O Endrick já está na mira dos europeus. Ele ainda tem 15 anos e não tem vínculo profissional com o Palmeiras. Então, essa história de sair ainda vai demorar um pouquinho. Se ele continuar nesse ritmo, é questão de tempo para ser vendido. Sabemos que o futebol brasileiro não consegue segurar jogadores que chegam nesse nível", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live Especial do UOL Esporte será nesta quarta-feira (12), às 17h (horário de Brasília), com a análise das últimas novidades do mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL ou no canal do UOL Esporte no YouTube.