Topo

Vasco

Da geração de Kardec: Anderson chora ao lembrar de mãe e que morou no Vasco

Zagueiro Anderson Conceição tem tatuagem no braço esquerdo: "Minha mãe, minha vida" - Bruno Braz / UOL Esporte
Zagueiro Anderson Conceição tem tatuagem no braço esquerdo: "Minha mãe, minha vida" Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/01/2022 16h28

Ao se pesquisar a ficha técnica de Anderson Conceição, raros são os sites especializados que possuem o registro da passagem do zagueiro de 32 anos pelas divisões de base do Vasco, mas isso aconteceu. E foi na marcante geração de Alan Kardec, Alex Teixeira, Souza, entre outros. A história, porém, ganhou capítulos mais emocionantes ao ser contada pelo próprio jogador em sua apresentação oficial no Cruzmaltino na tarde de hoje (12), no CT Moacyr Barbosa.

Natural de Caravelas (BA), o defensor chegou ao Vasco em 2005 muito por conta da ajuda de sua mãe, Manuelina. E ao relembrar o episódio, ele não conteve as lágrimas.

"Sou do extremo sul da Bahia. Minha mãe teve que trabalhar em três lugares para conseguir uma passagem de ida para mim para o Rio de Janeiro (pausa para tentar conter as lágrimas). Falei para ela que eu ia sair de casa e só ia voltar quando virasse profissional. Então cheguei no Vasco, e graças a Deus, passei no teste. Então liguei para ela e disse que tinha passado e que ia ficar alojado", declarou Anderson, revelando que jogadores de sua época de Vasco que não conseguiram se profissionalizar, lhe mandaram mensagens:

Anderson Conceição em sua época de divisões de base do Vasco: morou no alojamento de São Januário - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Anderson Conceição em sua época de divisões de base do Vasco: morou no alojamento de São Januário
Imagem: Arquivo Pessoal

"Me marcou muito na época porque sou daquela geração de guerreiros, que não desiste, persevera. Muitos jogadores da minha época passaram aqui e me mandaram mensagem: 'Irmão, você voltou para casa, joga por nós porque a gente não conseguiu jogar no profissional do Vasco e você está tendo essa oportunidade, então honre essa camisa'. Eu sou muito trabalhador. Não vim para passear no Rio de Janeiro, estou chegando para vencer com essa camisa do Vasco e pelos meus companheiros também".

Classificando como o "maior desafio de sua carreira", Anderson Conceição revelou que além do passado nas divisões de base do Vasco, é vascaíno de coração assim como seus familiares.

"Quando avisei minha família que estava acertando com o Vasco, imagina a festa? Já morei ali embaixo da arquibancada de São Januário. Agora é reconstruir este ano, trabalhar para colocar o Vasco na Série A novamente", disse o zagueiro, que atuou no juvenil, em 2005, e depois teve uma outra passagem nos juniores, em 2008.

Anderson Conceição (dir.) na base do Vasco com Alan Kardec (esq), Vilson e Alex Teixeira (centro) - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Anderson Conceição (dir.) na base do Vasco com Alan Kardec (esq), Vilson e Alex Teixeira (centro)
Imagem: Arquivo Pessoal

Anderson Conceição revelou que pediu para atuar com a camisa 4 e destacou que o ídolo vascaíno Mauro Galvão — que atuou com o mesmo número — é uma inspiração:

"Sempre gostei de jogar com o número 4 e, a partir do momento que aceitei meu contrato no Vasco, perguntei se a 4 estaria disponível por isso mesmo, pelo Mauro Galvão. Foi um lendário zagueiro que jogou muito com essa camisa. É um desafio muito grande, estou preparado para usar e, se Deus quiser, irei fazer uma grande temporada".

Vasco