Topo

São Paulo

SPFC troca juventude por experiência e tem reforços com média de 30 anos

Rafinha, novo lateral do São Paulo, se apresenta no CT da Barra Funda - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Rafinha, novo lateral do São Paulo, se apresenta no CT da Barra Funda Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Brunno Carvalho

Do UOL, em São Paulo

11/01/2022 04h00

O São Paulo foi ao mercado com a missão de mudar o perfil do elenco que terminou 2021. Mais do que um time mais falante dentro de campo, os novos reforços indicam um desejo do departamento de futebol de deixar o time mais experiente. As quatro contratações anunciadas até agora possuem uma média de idade de 30 anos.

O clube já anunciou o goleiro Jandrei (28 anos), o lateral-direito Rafinha (36) e os meias Alisson (28) e Patrick (29). O próximo que deve desembarcar no Morumbi é Nikão, de 29 anos. Ele esteve muito perto do Internacional, mas acabou não entrando em acordo com o clube gaúcho e encaminhando sua ida para o São Paulo.

Outro jogador experiente que estava na mira tricolor era Douglas Costa, de 31 anos. Depois do rebaixamento do Grêmio, o São Paulo iniciou conversas com o atacante, mas anunciou a desistência no fim da semana passada, depois de não receber resposta à última tentativa feita.

Douglas Costa fazia parte do desejo do São Paulo de contratar um jogador de peso para a temporada. Agora, o clube tem como principal alvo o venezuelano Soteldo, atualmente no Toronto FC. Aos 24 anos, ele destoa do perfil de jogadores mais viajados, mas conta com a experiência de ter jogado uma final de Libertadores pelo Santos e ser constantemente convocado pela seleção da Venezuela para a disputa das Eliminatórias da Copa do Mundo.

Entre os jogadores que chegam com status de reserva, o São Paulo aposta na evolução futura. O clube tenta a contratação por empréstimo do zagueiro Lucas Ribeiro, do Hoffenheim, da Alemanha. Aos 22 anos, ele é visto com potencial de desenvolvimento. Inicialmente, ele chegaria para ser reserva do equatoriano Arboleda, que renovou contrato até o fim de 2024.

Se a média de idade dos que chegam atinge os 30 anos, os que vão embora são mais jovens. Até o momento, o São Paulo acertou a saída de dez atletas, em sua tentativa de enxugar a folha salarial. Mesmo com os veteranos Rojas (32 anos) e William (35) na lista, a média de idade entre os que não estarão no Morumbi em 2022 é de apenas 26,5 anos.

O mais novo da barca é Antonio Galeano. O São Paulo preferiu não exercer a prioridade de compra que teria Rubio Ñu para ficar com o jogador em definitivo. Ele estava emprestado ao time do Morumbi desde janeiro de 2020.

Confira as movimentações do São Paulo no mercado da bola até o momento:

Chegaram:

Rafinha - lateral-direito - 36 anos
Patrick - meia - 29 anos
Jandrei - goleiro - 28 anos
Alisson - meia - 28 anos
Média: 30,25 anos

Saíram:

William - meia - 35 anos
Rojas - atacante - 32 anos
Bruno Alves - zagueiro - 30 anos
Benítez - meia - 27 anos
Orejuela - lateral-direito - 26 anos
Lucas Perri - goleiro - 24 anos
Shaylon - meia - 24 anos
Liziero - meia - 23 anos
Rodrigo Freitas - zagueiro - 23 anos
Galeano - atacante - 21 anos
Média: 26,5 anos

São Paulo