Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar sobre Paulo Sousa no Flamengo: Diferença para o Renato é brutal

Do UOL, em São Paulo

11/01/2022 13h01

O Flamengo apresentou ontem (10) o técnico português Paulo Sousa, que chega para substituir Renato Gaúcho e deixou uma boa impressão aos torcedores depois de uma reação negativa nas redes sociais quando foi noticiada a sua contratação pelo clube rubro-negro.

No UOL News Esporte, Mauro Cezar Pereira destaca a forma como o treinador soube ganhar a torcida com sua comunicação nas redes sociais e também se saiu bem na primeira entrevista na chegada ao Flamengo, o que evidencia uma diferença grande para o antecessor.

"A referência que o Flamengo tinha de técnico dando entrevista era o Renato Gaúcho. Do Renato para o Paulo Sousa, até do ponto de vista intelectual, quando o cara abre a boca, você percebe que a diferença é brutal, o Renato falava o que? Pergunta sobre tática, 'isso eu falo com meus jogadores, falo com meu grupo, confio no meu grupo'. É só isso o que tem a dizer para os torcedores do time que você comanda? le falou com todas as letras de comprometimento, ou seja, cobrança aos jogadores, que eles vão ter que se empenhar, vão ter que treinar mais", diz Mauro.

"Outro ponto que eu achei muito importante, ele chamou de treino invisível, que ele quis dizer que quando sai do CT a sua rotina de trabalho não acabou, você é um atleta, tem que dormir bem, tem que se alimentar bem, tem que estar bem preparado, esse é o treino invisível ao qual ele se referiu, ou seja, o comprometimento vai além do horário de trabalho dentro do CT, é o dia a dia do atleta, o cara tem que estar na ponta dos cascos. Falou sobre variações táticas, sobre ocupação de espaço, sobre jogar pressionando o adversário, o que é algo que o torcedor do Flamengo gosta de ver", completa.

Mauro ressalta a crítica feita pelo técnico em relação à movimentação do meio de campo do Flamengo, no que sobrou para Renato Gaúcho, e diz que a entrevista foi boa e dá um bom alento ao torcedor.

"Ele falou que dentro do campo a movimentação do Flamengo no meio do campo e precária, eu achei ali muito clara uma crítica ao trabalho anterior, com base nos jogos que ele assistiu do Flamengo no final de 2021, ou seja, sobrou até para o Renato, eu acho que ele foi muito bem, a coletiva foi ótima, se o trabalho dele for tão bom como a coletiva, o torcedor pode ficar animado", conclui.