Topo

OPINIÃO

Lavieri: São Paulo foi irresponsável no mercado em 2021. Pablo virou pepino

Do UOL, em São Paulo

11/01/2022 04h00

Em dificuldades financeiras, o São Paulo conseguiu reforçar seu elenco sem fazer gastos pesados. As chegadas do goleiro Jandrei, do lateral-direito Rafinha e dos meio-campistas Alisson e Patrick contrastam com as de atletas anteriores que custaram muito aos cofres tricolores, mas cujo desempenho em campo não esteve à altura do investimento.

Na Live Especial do UOL Esporte, os jornalistas Danilo Lavieri e Brunno Carvalho conversaram sobre a mudança no perfil dos reforços do São Paulo e dos erros cometidos em anos anteriores, que contribuíram para deteriorar as finanças do clube.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

"Na minha opinião, o São Paulo foi um pouco irresponsável no ano passado no mercado da bola, considerando as dívidas que tem. Deu all-in para ganhar o Paulista. O clube tem enfrentado problemas financeiros, atrasou salários e trouxe jogadores como Eder, que tem aumento de salário automático de um ano para outro, Miranda, que não está no melhor momento de sua carreira e ganha muito, e o Pablo, com uma renovação pelo número de jogos", comentou Lavieri.

Carvalho explicou a mudança de comportamento do Tricolor no mercado da bola para esta temporada. "Entres os clubes grandes, o São Paulo é o mais ativo no mercado. Desde o áudio vazado do Muricy, o São Paulo mudou a política e começou a ir ao mercado. É algo parecido com o que o Corinthians fez no ano passado, que é tentar enxugar sua folha salarial para ter força para contratar outros nomes. Já saíram dez jogadores, em uma economia estimada pelo São Paulo de R$ 2 milhões na folha", disse o repórter do UOL.

Outros nomes estão fora dos planos são-paulinos para 2022, mas são casos mais complicados, como destacou Carvalho. "Isso deu uma força para o São Paulo ir atrás de Rafinha, Alisson e dos outros reforços que já apresentou. Ainda há mais três que devem sair. O São Paulo deseja negociar Vitor Bueno, Pablo e Eder. Está difícil com Vitor Bueno e Pablo, porque as propostas não estão chegando do jeito como gostariam. Há uma dívida do São Paulo com Eder, o que dificulta uma rescisão amigável", disse.

Para Lavieri, o caso de Pablo está longe de ser resolvido. "O São Paulo tem um pepino nas mãos para resolver. Afinal, quem vai querer pagar o salário do Pablo? O Ceará queria contratá-lo, mas o negócio não deu certo. O clube flertou com a zona do rebaixamento no Brasileiro e é uma questão muito difícil. Houve o desabafo do Muricy e do Rogério Ceni para a formação do elenco porque o São Paulo vive uma crise financeira que não está acostumado a enfrentar. Aumentou a dívida de 2020 para 2021 e, se continuar nesse trilho, vai ter esse problema de novo em 2022. Afinal, precisa ganhar muita coisa para pagar todos os investimentos", afirmou o colunista do UOL.

Carvalho ressaltou que o Tricolor ainda segue em busca de reforços, mas já mostrou uma mudança nas características de seu elenco. "É um perfil novo. O Ceni reclamava que o grupo era muito calado, talvez muito jovem e inexperiente, e que não sentia a derrota. O Rafinha é conhecido por falar muito, reclamar com o juiz e por ser um dos líderes. O São Paulo também trouxe jogadores mais velhos, o que dá uma experiência ao elenco e agora vai para os retoques finais, com Nikão. O clube segue ativo no mercado e procura um ponta e um zagueiro", concluiu, citando Lucas Ribeiro e Soteldo, respectivamente, como principais alvos da diretoria são-paulina.

Não perca! A próxima edição da Live Especial do UOL Esporte será nesta terça-feira (11), às 17h (horário de Brasília), com a análise das últimas novidades do mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL ou no canal do UOL Esporte no YouTube.