Topo

OPINIÃO

Rodrigues: 'Corinthians deve ir para o plano B e investir em Diego Costa'

Do UOL, em São Paulo

10/01/2022 16h11

A novela em torno da contratação de Edinson Cavani já se arrasta há vários capítulos e o Corinthians parece estar longe de um final feliz. Com o sonho de se reforçar com o uruguaio do Manchester United cada vez mais distante, surgiu outra opção que preenche os requisitos desejados pelo Timão. Diego Costa, livre no mercado após deixar o Atlético-MG, encaixa-se no perfil procurado pelo clube do Parque São Jorge.

Na Live do Corinthians, programa do UOL Esporte com todas as novidades do Timão no mercado da bola, os jornalistas Ricardo Perrone e Rodolfo Rodrigues analisaram a longa busca corinthiana por um centroavante renomado. Para Ambos, já é hora de o Corinthians esquecer Cavani e partir para uma segunda opção.

  • De segunda a sexta, às 17h, o Canal UOL traz, ao vivo, as últimas informações do mercado da bola. Inscreva-se no YouTube de UOL Esporte e confira também as lives dos clubes, Posse de Bola e UOL News Esporte:

"Não sei se há tempo para o Corinthians insistir nisso e se vai haver uma proposta tão atraente assim para fazê-lo sair de lá. O Corinthians deveria partir para o plano B, que voltou a esquentar com Diego Costa. Ele rescindiu com o Atlético-MG, está livre no mercado e de férias na Espanha. Ele tem 33 anos e fez algumas boas partidas pelo Atlético-MG, mas disputou poucas partidas: 19, 12 delas como titular. Foi campeão da Copa do Brasil e do Brasileiro", avaliou Rodrigues.

Perrone explicou que o Timão já procurou os representantes de Diego Costa, mas as tratativas ainda estão em um estágio embrionário. "O Diego Costa traz preocupações. Há essa questão de não ter regularidade e a das lesões. E é um cara caro. Estava conversando com Yago Rudá, setorista do Corinthians no UOL, e ele me deu uma informação importante. O Corinthians já conversa com o estafe do Diego Costa, sabe que ele é caro, e está disposto a pagar algo entre 16 milhões e R$ 18 milhões por ano. Só que o clube ainda não colocou números na mesa. Só há uma conversa inicial", detalhou o colunista do UOL.

Apesar do interesse corintiano por Diego Costa, Rodrigues fez algumas ressalvas a respeito do atacante. "É um jogador que passa certa dúvida para a torcida. Nos últimos anos, não vem atuando com tanta frequência e vive com problemas físicos. Não é um jogador que está inteiro. Fora isso, tem salário alto, mas é o que está disponível para o Corinthians no mercado. Vale uma investida, até porque o clube não está encontrando outros nomes por aí", destacou.

Perrone acrescentou outro fator que joga contra Diego Costa: a idade. "O Corinthians já tem o Jô, que é um veterano. Fico muito receoso com isso. Será que vale a pena ter dois veteranos assim? O Corinthians precisa pensar um pouco em equilibrar essa idade", disse, lembrando que Diego Costa tem 33 anos, um a menos do que Jô.

Para Rodrigues, vale a pena ter a experiência de Diego Costa, mas isso cria um dilema com Jô. "Pensando que o Corinthians vai jogar Libertadores, o Diego Costa é um jogador cascudo, que passou por clubes grandes da Europa e disputou Liga dos Campeões e Copa do Mundo. Não dá para pensar que ele vai jogar todas as partidas, mas ele pode acrescentar bastante. Precisa ter esse balanço com jogadores mais novos. O Jô está bem longe da forma física ideal. Pensando em um time mais pesado e com o Corinthians cheio de veteranos, não sei se Diego Costa vai ajudar tanto nesse sentido e mudar a característica da equipe, já que o Jô já faz esse papel. Não vejo necessidade em ter Diego Costa e Jô, que são muito parecidos em termos táticos. O Corinthians precisa pensar em outros nomes; fechar com Diego Costa, mas ir atrás de outro centroavante", ressaltou o colunista do UOL.

O que está certo, na visão de Rodrigues, ´é que Cavani não deve mesmo vestir a camisa alvinegra. "Essa novela Cavani está se arrastando há um tempão. O Corinthians até imaginava que ele não faria parte dos planos do Manchester United, mas o time inglês vive uma temporada instável. Já trocou de treinador e o novo, Ralf Rangnick, está meio mal nesse começo e até brigou com Cristiano Ronaldo. O Cavani entrou há pouco tempo no time, marcou gol e tem sido utilizado pelo treinador. Pelo jeito, vai ficar lá até o fim desta temporada, o que deu um certo banho de água fria no Corinthians", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Corinthians será na próxima segunda-feira (17), às 14h (horário de Brasília), com a análise dos principais destaques do Timão no mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.