Topo

Fluminense

Fluminense começa 2022 com Abelão e Willian, mas sem Cano e Felipe Melo

Técnico Abel Braga e Mário Bittencourt, presidente do Fluminense - Daniel Perpetuo/FFC
Técnico Abel Braga e Mário Bittencourt, presidente do Fluminense Imagem: Daniel Perpetuo/FFC

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

10/01/2022 04h00

O Fluminense inicia 2022 em meio a uma reformulação de elenco, diversas caras novas e algumas missões imediatas. Anunciado há menos de um mês, Abel Braga reencontra o Tricolor e vai iniciar o trabalho junto aos jogadores com os olhos na segunda fase da Libertadores.

A ideia da diretoria era ter o grupo completo já neste início de pré-temporada, mas alguns obstáculos impediram tal objetivo. Em relação ao mercado, a cúpula aguarda o atacante Germán Cano, ex-Vasco, para exames e assinatura de contrato — tais trâmites estavam programados para o fim da semana passada, mas o jogador testou positivo para covid-19.

Há, também, a questão do lateral-esquerdo Cristiano, que ainda não foi anunciado. Um imbróglio nas negociações atrasou o planejamento e os dirigentes tentam caminhar no assunto.

Dentre as novidades para a temporada, estão o atacante Willian Bigode, o lateral Pineida, o zagueiro David Duarte e o meia Nathan. Primeiro nome a ter o acerto concretizado, o volante Felipe Melo também testou positivo para covid e se recupera.

Após as contratações, o Tricolor, agora, analisa o grupo e algumas despedidas podem acontecer ainda este mês. "Podem acontecer novas saídas, e estas saídas já estavam projetadas e planejadas por nós internamente. A princípio, isso não vai gerar uma nova chegada de jogadores porque precisamos trabalhar com um elenco do tamanho que trabalha um elenco profissional, entre 30 e 34 atletas, até um pouco menos. Até porque, uma das coisas que o Abel gostou muito quando fizemos a primeira reunião para contrato, foi quando dissemos que temos o sub-23 que treina todo dia aqui no CT", disse o presidente Mario Bittencourt, em entrevista na última sexta-feira.

Como de costume, e diante do aumento de contágio, o elenco será submetido a testes de covid. Os jogadores vão passar por exames de resultado rápido em uma primeira triagem, sendo proibida a circulação até a resposta. Depois desta etapa, o clube seguirá com os outros passos do protocolo.

Inevitavelmente, o Fluminense inicia os trabalhos pensando em Libertadores. Como terminou a última edição do Campeonato Brasileiro na sétima colocação, o time das Laranjeiras vai disputar a segunda fase do torneio, ainda na briga por vaga na fase de grupos.

A estreia acontecerá no no dia 22 de fevereiro, contra o Millonarios, da Colômbia. O primeiro duelo será fora de casa, no Estádio Nemesio Camacho, o El Campín, que fica a 2.552m acima do nível do mar, em Bogotá. O segundo jogo está marcado para o dia 1º de março, no Rio de Janeiro, e a tendência é que seja em São Januário, estádio do Vasco.

Abelão de volta

Abel Braga volta ao Fluminense três ano e meio depois de encerrar a última passagem. Cria do Tricolor, ele tem grande identificação com o Tricolor, onde conquistou o Brasileiro de 2012.

O treinador foi anunciado no meio do mês passado e esteve no CT ontem (9) para dar início à preparação. Alguns fatores pesaram para a escolha da diretoria, como o "vestiário" e o trabalho com jovens jogadores e veteranos, mescla que dá o tom do elenco. Na última passagem, Abel pediu demissão em meados de 2018, em meio a uma crise política no clube que atingiu o departamento de futebol.

"Fiz a escolha certa", diz Willian Bigode ao ser apresentado no Fluminense

Fluminense