Topo

Novo camisa 10: Santos fecha a contratação de Ricardo Goulart

Ricardo Goulart, durante partida na China - Reprodução/Instagram
Ricardo Goulart, durante partida na China Imagem: Reprodução/Instagram

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

09/01/2022 09h30

O Santos fechou a contratação de Ricardo Goulart. O Peixe acertou um vínculo de dois anos. O meia-atacante de 30 anos será o camisa 10. Faltam apenas os exames médicos e a assinatura.

A pedida inicial de Goulart foi alta e bem acima do possível para o Santos. Na sequência, porém, o Peixe pensou numa proposta mais complexa para convencer o jogador.

O UOL Esporte apurou que o Santos ofereceu R$ 500 mil de salário fixo, com variáveis em ações de marketing. Ricardo Goulart será o garoto propaganda e receberá parte da venda de tokens, além de ganhar bônus pela comercialização das camisas com seu nome, por exemplo.

Goulart tinha um salário milionário no futebol chinês e aceitou reduzir o valor para jogar no Peixe. Pessoas próximas ao jogador afirmaram que "o projeto foi mais decisivo que dinheiro".

As negociações foram conduzidas pelo executivo de futebol Edu Dracena, com a ajuda do presidente Andres Rueda. O empresário de Goulart é Paulo Pitombeira, que também cuida da carreira do técnico Fabio Carille. Edu tem carta branca da diretoria para contratar dentro do orçamento, mas, por se tratar de uma proposta que envolveu também o departamento de marketing, ele conversou com o Comitê de Gestão.

Dracena argumentou sobre o bom desempenho técnico de Ricardo Goulart ao longo dos últimos anos e mostrou informações positivas sobre a situação física do atleta de 30 anos. Os dirigentes concordaram com a oferta.

Goulart se tornou a prioridade do Santos depois da frustração por Nathan, emprestado pelo Atlético-MG ao Fluminense. O Peixe estava convicto sobre a contratação e chegou a trocar documentos com o Galo.

Ricardo Goulart está sem clube desde novembro, quando rescindiu com o Guanghzou. A última partida dele foi em agosto e ele aproveitará a pré-temporada para se recondicionar fisicamente. Na última temporada, ele fez sete gols em 13 jogos pela Superliga Chinesa. O elenco do Santos se reapresenta no próximo domingo (9).

Ricardo Goulart negociou com o Fluminense recentemente, mas o clube carioca desistiu da contratação no fim de dezembro. A última passagem dele no Brasil foi pelo Palmeiras, em 2019. Pelo Cruzeiro, foi bicampeão brasileiro em 2013 e 2014 e chegou a ser convocado para a seleção brasileira.