Topo

Ronaldo, Vini Jr. e mais: ex-pedreiro vira barbeiro de jogadores na Espanha

O barbeiro Tiago Faria cortando o cabelo de Ronaldo Fenômeno, em Madri (ESP) - Arquivo Pessoal
O barbeiro Tiago Faria cortando o cabelo de Ronaldo Fenômeno, em Madri (ESP) Imagem: Arquivo Pessoal

Gisele Rodrigues

Colaboração para o UOL, em Madri (ESP)

07/01/2022 04h00

Os jogadores brasileiros de futebol adoram lançar moda, como, por exemplo, Neymar, que é inspiração para cortes de cabelo para milhares de garotos. Quem não se lembra de Ronaldo, o Fenômeno, na Copa do Mundo de 2002 com seu inusitado penteado? Mas quem está por trás da cabeça desses famosos no campo?

O nome pode soar desconhecido para você, mas é em Madri, na Espanha, que o barbeiro Tiago Faria, 33, vem conquistando cada vez mais jogadores brasileiros com a ajuda de suas tesouras. Nascido em Belo Horizonte, o cabeleireiro começou a apreciar a profissão na adolescência, em uma pequena barbearia que trabalhou como assistente em Pará de Minas, município com 95 mil habitantes.

Há 13 anos na profissão, Tiago revela que ser reconhecido como o cabeleireiro dos jogadores é um título que conquistou graças a muitos anos de luta. "Eu trabalhava aos 20 anos em um açougue, quando um amigo barbeiro, o Alexandre, me convidou para ser o seu assistente em Pará de Minas. Pedi demissão para pensar em criar o meu próprio negócio. Foi muito difícil. Depois de anos, conquistei a minha primeira barbearia, era tão pequena e enchia de gente, mas acabei quebrando duas vezes, porém, nunca desisti. Até que um amigo, que morava em Madri, me convidou para morar na Espanha".

Criado pelos avós, Tiago teve uma infância difícil. Foi abandonado pela mãe e teve uma difícil relação com o pai. Precisou trabalhar desde jovem e assume que a vida o colocou em caminhos errados para que pudesse aprender a dar valor hoje a sua profissão. "Cheguei a ir para o mundo escuro das drogas, mas decidi mudar toda a minha vida para ser uma nova pessoa. Mudei completamente e isso faz parte da minha história".

Para morar fora do país, Tiago vendeu a barbearia e todos os equipamentos. "Muitas pessoas me criticaram, disseram que eu estava louco e não tinha potencial. Cheguei na Espanha com cerca de mil euros, mas esse dinheiro logo acabou quando precisei pagar algumas contas para minha filha que ficou no Brasil. Em dois meses em Madri, comecei a trabalhar como pedreiro para sobreviver. E foi só depois de 5 meses trabalhando diariamente que comprei novamente meus equipamentos de barbearia".

Tiago - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Tiago Faria nos tempos de pedreiro
Imagem: Arquivo pessoal

A rotina de trabalho na capital espanhola começava às 6h da manhã quando ia chegava na obra em que trabalhava e acabava às 4h da manhã quando atendia seu último cliente que fazia a barba, depois do expediente do trabalho. "Eu levava meus equipamentos na mochila, e sempre ia atender alguém depois do trabalho. Um dia, um amigo, Renato Costa, me ligou a caminho do trabalho e pediu que eu fosse atender um cliente em um hotel da cidade. Quando cheguei no quarto do hotel, comecei a tremer vendo o jogador Diego Costa na minha frente. Foi a partir daí que a minha história recomeçou", garante o barbeiro.

Barbeiro do "Fenômeno"

A partir daí, Tiago que não se deslumbrava com a chegada de novos clientes famosos. Foi conquistando o "meio de campo entre os times da Espanha", até ser chamado pela primeira vez para atender na época o "presidente", como era chamado o ex-jogador Ronaldo Fenômeno.

"Eu ainda era servente de obras quando atendi o Ronaldinho pela primeira vez na casa dele. Eu tremia todo e só chorava na hora de cortar o cabelo dele. Pensava que há um ano atrás eu estava em uma barbearia no quintal da minha casa, e hoje estava na frente de um ídolo mundial. Quando eu saí na porta, fechei os olhos e ajoelhei agradecendo a Deus". Hoje, o mineiro é o barbeiro oficial do jogador, um dos seus clientes mais assíduos.

Logo depois, Tiago abriu uma pequena barbearia em um lugar desconhecido em Madri, porém, não durou muito tempo porque ele não conseguia pagar o aluguel. Mas foi durante a pandemia que o jovem realizou seu maior sonho: ter seu próprio espaço e receber os seus clientes famosos. "Eu consegui depois de quase quatro anos na Espanha, finalmente a minha barbearia com um amplo espaço. Passei dia após dia na pandemia pintando e decorando todo o espaço, para finalmente conseguir abrir as portas".

O cabeleireiro afirma que um corte de cabelo seu no Brasil custava apenas R$ 12, hoje chega a receber cerca de 350 euros (R$ 2,2 mil reais) para aparar o cabelo de um jogador. Recentemente, Tiago ganhou o prêmio do concurso Tesoura de Ouro na Itália.

Atualmente conhecido como "La peluquería de los futbolistas!" (em português "A barbearia dos jogadores de futebol!"), ele já atendeu Júlio Baptista, Elias Mendes, Rodrygo Goes, Vinicius Júnior, Éder Militao, Renan Lodi, Felipe Augusto, Reynier, Diego Costa, além dos artistas Tirulipa, Jerry Smith e Xandy de Pilares, e admite que gostaria de atender um dia Cristiano Ronaldo e Neymar.

camisas - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Graças às amizades construídas, Tiago Faria, o barbeiro dos boleiros, tem uma coleção de camisas de jogadores
Imagem: Arquivo Pessoal

Mas emocionado e com a voz embargada, Tiago confessa que o seu maior sonho hoje seria aparar a barba do avô que o criou desde que nasceu, e que faleceu anos atrás. "Eu queria ele sentado nessa cadeira vermelha, e eu fazendo o cabelinho dele do jeitinho que ele gostava".