Topo

Recuperado da covid, Patati entra no 2º tempo e dá show em vitória santista

Weslley Patati foi o destaque da vitória do Santos contra a Rondoniense pela Copinha, com dois gols e uma assistência - Reprodução/Santos FC
Weslley Patati foi o destaque da vitória do Santos contra a Rondoniense pela Copinha, com dois gols e uma assistência Imagem: Reprodução/Santos FC

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/01/2022 11h00

Após perder a estreia do Santos na Copinha, com vitória por 2 a 1 sobre o Operário, por conta de uma infecção com a covid-19, Weslley Patati se recuperou da doença a tempo de atuar na segunda rodada, diante do Rondoniense, e decidiu o jogo. Mesmo atuando somente na etapa final, o camisa 7 deu show em Araraquara, balançando a rede duas vezes - uma delas com um golaço - e dando uma assistência para o primeiro gol santista.

Para além dos lances e as estatísticas, que por si já colocariam Patati como o craque do confronto, cabe pontuar qual cenário o meia-atacante de 18 anos encontrou na noite de ontem (6), na Arena Fonte Luminosa. Após um bom início no primeiro tempo, o Alvinegro Praiano viu o time de Rondônia equilibrar o duelo, e foi para o intervalo com o 0 a 0. Naquele momento, a partida parecia se encaminhar para uma segunda etapa penosa para os santistas.

No entanto, as alterações do técnico Élder Campos, que pôs o camisa 7 e Ed Carlos, além de deslocar Rwan Seco mais à frente, deram mais mobilidade e mudaram a cara da equipe, que teve em Patati o protagonista do jogo, com participação nos principais lances de ataque.

Primeiro, aos dez minutos, o camisa 7 sofreu o pênalti que seria perdido por Rwan, após um desentendimento pela insistência do meio-campista para cobrar. Aos 21, recebeu pelo meio de campo, arrancou, deixou dois marcadores para trás e fez um cruzamento açucarado para o camisa 10 se redimir pela penalidade que desperdiçou.

Depois da assistência, foi a vez de Patati brilhar. Aos 35, recebeu um belo cruzamento de Rwan e completou de cabeça, ampliando o resultado e dando tranquilidade ao time do Santos. Poucos minutos depois, aos 38, o camisa 7 consagrou sua atuação com um golaço: após corte da zaga, ele dominou pela direita, carregou a bola para a grande área e acertou um belo chute no ângulo, sem chances para o goleiro Caio.

O desempenho contra o Rondoniense não somente levou Weslley Patati à artilharia da equipe na Copinha, ao lado de Rwan, com dois gols, como o colocou em evidência para os próximos confrontos do Peixe, que garantiu a classificação antecipada à próxima fase.

Antes disso, o time de Élder Campos enfrentará a Ferroviária, no próximo domingo (9), às 19h, para definir quem terminará o Grupo 8 na primeira posição. Ambas as equipes têm seis pontos, e os santistas lideram pelo saldo de gols.