Topo

Internacional

Inter: reforço foi comparado a Lukaku e notado por Tite sem jogar no Brasil

Wesley Moraes, atacante do Aston Villa, está em Porto Alegre para assinar com Inter - Chloe Knott - Danehouse/Getty Images
Wesley Moraes, atacante do Aston Villa, está em Porto Alegre para assinar com Inter Imagem: Chloe Knott - Danehouse/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/01/2022 04h00

Wesley Moraes, 25, já jogou pela seleção brasileira. Mas a camisa do Internacional será a primeira de um clube grande que ele vai usar em seu país. Depois de passar por categorias de base de equipes de Minas Gerais sem se firmar, ele só defendeu o Itabuna, da Bahia, por aqui. Mas na Europa o sucesso lhe acompanhou, tanto que chegou a ser comparado com Romelu Lukaku, atacante do Chelsea.

A comparação foi feita pela imprensa da Bélgica, quando ele defendia o Club Brugge. Foram atuações muito boas pela equipe antes de ser vendido para o Aston Villa, da Inglaterra. Em quatro temporadas, Wesley marcou 39 gols e deu oito assistências em 120 jogos.

Ter virado "Novo Lukaku" não é apenas uma citação à aparência. Além de alto e forte como o prestigiado centroavante, ele também é rápido e mostrou capacidade ímpar de abrir as defesas rivais.

As boas atuações na Bélgica chamaram atenção da Premier League. Pelo rendimento, Wesley virou a contratação mais cara da história do Aston Villa ao ser adquirido por 22 milhões de libras (R$ 169,6 milhões na cotação atual).

Trabalho paralelo, base e Atlético de Madri

O início da carreira de Wesley foi difícil. Sem conseguir se firmar na base de Cruzeiro ou Atlético-MG, o jovem natural de Juiz de Fora-MG precisou encontrar um trabalho paralelo para se sustentar enquanto mantinha o sonho de ser atleta. Foi numa fábrica de parafusos que conseguiu atividade que suportasse as investidas no futebol.

Depois veio o Itabuna, na Bahia, onde se profissionalizou. Mas precisou "caminhar para trás" ao ir para o Velho Continente. Wesley passou por um período nas categorias de base do Atlético de Madri, sem receber oportunidade na equipe de cima.

Antes da Bélgica, ele passou pelo Trencin, da Eslováquia. A temporada abriu as portas para a história que agora segue no Internacional.

Seleção brasileira e lesão grave

O 'Novo Lukaku' atingiu Tite. Em busca de um centroavante para a seleção brasileira, o treinador chamou Wesley Moraes para os jogos contra Coreia do Sul e Argentina, no fim de 2019. Foram só quatro minutos em campo contra os argentinos, mas ainda assim era a emoção de vestir a amarelinha.

Tudo antes de uma lesão grave. No primeiro jogo de 2020, contra o Burnley, o centroavante marcou o gol que abriu o placar, mas levou uma entrada forte de Ben Mee e deixou o campo com uma grave lesão no joelho direito. Ao todo, Wesley levou um ano e três meses para voltar a jogar. O retorno ocorreu pelo time sub-23 do Aston Villa, em abril de 2021.

O plano agora é retomar o ritmo, atrair olhares de Tite e, com bom rendimento pelo Inter, voltar à seleção. Wesley rescindiu um empréstimo que tinha com o Club Brugge, o mesmo que lhe fez despontar, para assinar com o Colorado por um ano.

Em Porto Alegre, ele realizou exames médicos ontem (6) e o anúncio oficial que o colocará como primeiro reforço do Colorado para 2022 é esperado para hoje.

Internacional