Topo

OPINIÃO

RMP: Faz sentido Paulo Sousa querer zagueiro. Rodrigo Caio não é confiável

Do UOL, em São Paulo

06/01/2022 04h00

O Flamengo se prepara para o início da 'era Paulo Sousa'. Com a chegada do treinador, o clube se prepara para buscar no mercado possíveis necessidades que ele aponte no elenco. Baseado na forma como ele costuma montar suas equipes, é provável que o técnico peça a contratação de um zagueiro, já que ele gosta de atuar com três defensores.

Na Live do Flamengo, programa do UOL Esporte com as últimas novidades do Mengão no mercado da bola, os jornalistas Renato Maurício Prado e André Rocha discutiram sobre como deve ficar a formação defensiva do Fla sob o comando de Paulo Sousa e a necessidade de contratação de um zagueiro.

"Ele quer um zagueiro. Rodrigo Caio não é confiável, esse que é o problema. Ele gosta de jogar com três zagueiros e a tendência é que o Filipe Luis seja esse terceiro pela esquerda. Mas o estado físico do Rodrigo Caio não é confiável. O próprio Filipe Luis, que na reta final da temporada passada teve seguidas lesões na panturrilha, o que é um problema sério para um jogador mais veterano. Isso pode deixar na mão de Léo Pereira e Gustavo Henrique. Por isso, faz sentido", analisou Renato, ao aprovar a ideia de o Flamengo se reforçar com alguém para a posição.

Um possível nome seria o de Felipe, do Atlético de Madri. Porém, como informado pelo jornalista Vitor Guedes na Live Especial do UOL Esporte de ontem (5), o jogador deve renovar seu contrato, que terminaria no meio do ano, com a equipe espanhola. Ele também estaria na mira de Corinthians e Atlético-MG.

Com Felipe descartado, o Flamengo só deve pensar em outro nome depois que técnico analisar o elenco a fundo, na visão de Rocha. "O Felipe é um zagueiraço. Não havia motivo de o Atlético de Madri querer se desfazer dele. É óbvio que o interesse do futebol brasileiro por ele é natural. Em nível de jogo, não faz sentido o Felipe sair do Atlético de Madri. Sobre nomes, há sondagens no mercado, mas o Paulo Sousa vai definir que estiver aqui e fizer uma avaliação mínima do elenco do Flamengo. Nisso ele está correto", disse o colunista do UOL.

Ao ser levantada a hipótese de Renê atuar na zaga, Renato foi categórico. "Tomara que o Paulo Sousa não queira recuperá-lo. Para mim, o Renê é irrecuperável. Ele embarreira o crescimento do Ramon. Como zagueiro, o Renê é um desastre. Ele falhou nos gols que o Flamengo levou. O Renê como zagueiro é o pesadelo dos pesadelos", criticou o colunista do UOL.

Para André, a velocidade é uma característica imprescindível para o novo zagueiro. Isso mostra que um jogador não deve ter tanto espaço com Paulo Sousa. "É muito claro que o Gustavo Henrique, para a ideia de jogo do Paulo Sousa, fica muito complicado. O técnico adianta as linhas. Ele pode marcar recuando um pouquinho, sem aquela pressão o tempo todo, mas é um time que vai jogar no ataque, até pela cultura do Flamengo. O Gustavo Henrique é muito lento. É um cara ótimo no jogo aéreo ofensivo, mas é muito lento. Essa busca por um zagueiro tem muito a ver com isso. A característica principal desse zagueiro é que tenha velocidade para fazer cobertura. Vai precisar de um zagueiro assim e um lento não tem vez", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Flamengo será na quarta-feira (12), com a análise das principais novidades do mercado da bola. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Flamengo no UOL Esporte e no canal do UOL Esporte no Youtube.