Topo

Santos vive 'contagem regressiva' por ultimato para Marcos Leonardo

Marcos Leonardo comemora gol do Santos no empate contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro - Pedro H. Tesch/AGIF
Marcos Leonardo comemora gol do Santos no empate contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Lucas Musetti Perazolli

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

05/01/2022 04h00

O Santos vive uma "contagem regressiva" pelo ultimato a Marcos Leonardo. O Peixe não pretende manter o centroavante no elenco profissional se a resposta for "não" para a proposta de renovação do contrato. O vínculo atual termina em outubro de 2022.

O Santos se reapresenta no próximo domingo, após as férias. E, até agora, não houve qualquer novidade nas tratativas. O Peixe fez uma oferta recente e não recebeu contraproposta dos representantes do atacante.

Se o centroavante de 18 anos optar por não renovar, ele treinará separado ou ficará à disposição da base. O executivo de futebol Edu Dracena quer acabar com a possibilidade do Santos valorizar atletas de saída, como ocorreu com Gustavo Henrique, Yuri Alberto e Kaio Jorge nas últimas duas temporadas. Esse ato "radical" é visto como exemplo para outros jovens do clube.

O principal entrave é a multa rescisória. O atacante gostaria que o valor começasse com um fixo mais baixo e fosse aumentando conforme ele tivesse mais minutos em campo. Assim, o jogador protegeria o Santos caso ganhasse mais oportunidades e, ao mesmo tempo, manteria o valor mais baixo caso não fosse aproveitado, facilitando uma eventual saída.

Marcos Leonardo não quer ficar encostado entre os reservas como aconteceu em 2021, quando ele jogou como titular apenas 18 vezes e só ganhou sequência na reta final do Campeonato Brasileiro, com quatro gols em três partidas. Diego Tardelli e Raniel saíram, mas o Santos fez proposta para Ricardo Goulart.

O Peixe não quer nem ouvir falar dessa multa escalonada. O Alvinegro vê 30 milhões de euros (R$ 192 mi) como mínimo e aceita ceder parte dos direitos econômicos para Marcos Leonardo em contrapartida. A base salarial não é o maior problema.

Se recusar a proposta do Santos, Marcos Leonardo pode assinar pré-contrato com qualquer clube a partir de 22 de abril deste ano, mas ficaria refém do Peixe para ser negociado antes de outubro e poderia ficar 10 meses inativo profissionalmente.