Topo

Novo Gignac? Possível rival do Palmeiras também tem artilheiro europeu

Vincent Janssen, atacante do Monterrey, possível rival do Palmeiras no Mundial de Clubes - Refugio Ruiz/Getty Images
Vincent Janssen, atacante do Monterrey, possível rival do Palmeiras no Mundial de Clubes Imagem: Refugio Ruiz/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/01/2022 04h00

O torcedor do Palmeiras não gosta nem de lembrar deste nome. André-Pierre Gignac, centroavante francês do Tigres, do México, foi autor do gol que tirou a chance do Verdão disputar a final do Mundial de Clubes do ano passado. E novamente neste ano um artilheiro europeu num clube mexicano pode estar pela frente.

Trata-se do holandês Vincent Janssen, de 27 anos, que atua no Monterrey. O representante da Concacaf no torneio pode cruzar o caminho do brasileiro desde que bata o Al-Ahly, do Egito, exatamente dentro de um mês, no dia 5 de fevereiro.

Ele não tem o mesmo status de ídolo ou de goleador de primeira linha. Mas o passado é comum entre Gignac e Janssen. Ambos foram artilheiros em seus países de origem e optaram por jogar no México de forma surpreendente.

Janssen é cria do Feyenoord, passou pelo Almere City e depois pelo AZ Alkmaar, todos na Holanda. Foi por esse último clube que mais brilhou. Com 32 gols em 49 partidas (27 gols pela Liga), foi artilheiro do Campeonato Holandês e despertou interesse do Tottenham, da Inglaterra.

Na equipe de Kane, Son e companhia, porém, o sucesso não foi o mesmo. Depois de um início abaixo do esperado, ele foi emprestado ao Fenerbahce, da Turquia, voltou e acabou vendido ao Monterrey por 9 milhões de euros (R$ 57,7 milhões na cotação atual).

No México desde a temporada 2019/2020, ele soma 23 gols e quatro assistências em 75 jogos. Além dos clubes, ele também já recebeu chance na seleção da Holanda.

O atacante europeu não é titular da equipe treinada por Javier Aguirre. O argentino Rogelio Funes Mori é o comandante de ataque do time. Mas esteve em campo por 90 minutos no jogo contra o Atlas, em novembro, último da equipe que parou para recesso no fim do ano.

Ainda depende de muitos fatores para ele estar presente no possível jogo do Mundial —desde que não seja negociado com o Seattle Sounders, que, segundo a mídia norte-americana, teria interesse em sua contratação para a disputa da MLS. Mas as coincidências já servem de razão para ficar de olho.